Tendências Futuras da Logística: O que esperar da cadeia de suprimentos nos próximos anos 

Atender as demandas cada vez mais exigentes dos clientes é um dos principais desafios para empresas de todos os setores. Entregas eficientes e rápidas são indispensáveis para manter o público fidelizado a sua marca. Nesse ponto, conhecer as tendências futuras da logística faz com que você descubra quais ferramentas podem facilitar esse trabalho. 

A adoção de algumas tecnologias contribui para reduzir desperdícios, melhorar a sustentabilidade e ainda minimiza custos do início ao fim da cadeia logística. Pensando nisso, organizamos um guia com as principais novidades que o futuro reserva para otimizar suas operações logísticas. 

Siga a leitura e confira nossas recomendações! 

Por que é importante observar as tendências da logística? 

Acompanhar as tendências logísticas é um passo muito importante para encontrar formas de otimizar as suas operações e, com isso, manter a empresa competitiva no segmento de mercado que atua. 

Nesse sentido, existem mudanças nas tecnologias aplicadas e novas demandas que surgem por parte dos consumidores que podem impactar diretamente na eficiência logística do seu negócio. 

Ao observar as novidades, é possível se antecipar e adequar a empresa às tendências futuras da logística e implementar a automação de processos, a integração de sistemas e a utilização de novas tecnologias, garantindo eficácia operacional, redução de custos e satisfação do cliente. 

Quais são as tendências para os próximos anos? 

Ao compreender os motivos para acompanhar as tendências futuras da logística, você pode se perguntar quais são elas. Por isso, elaboramos uma lista com as principais novidades que você deve ficar de olho para incorporar na sua empresa. Confira mais, a seguir. 

Aumento da automação 

O uso da automação permite que os negócios otimizem a eficiência, ganhem precisão nos processos logísticos e, com isso, reduzam os seus custos. Por exemplo, por meio do aumento dela, é possível fazer tarefas repetitivas de maneira automática e com menor índice de erros. 

A automação também reduz o tempo dos ciclos logísticos e aumenta a capacidade de processamento. Além disso, ao aplicar recursos de automação, a empresa acaba liberando os colaboradores para atividades estratégicas. 

Com a evolução das tecnologias, como robótica, inteligência artificial e lot, a automação torna-se uma necessidade para enfrentar a complexidade crescente das operações logísticas. 

Uso da Inteligência artificial 

Outra solução que vem ganhando espaço e é tendência para os próximos anos é a inteligência artificial. A sua aplicação na logística está relacionada à capacidade de usar os dados obtidos de maneira estratégica. 

Assim, é possível melhorar de maneira significativa a eficiência dos processos, além de auxiliar a tomar decisões de maneira estratégica e inteligente. A IA pode ser usada em diversas áreas logísticas, como previsão de demanda, roteirização otimizada, manutenção preditiva de equipamentos e gestão de estoques. 

Com a aplicação de algoritmos e um bom volume de dados, torna-se viável identificar padrões, antecipar erros e problemas e encontrar as melhores rotas para manter a logística em pleno funcionamento. 

Elevada atenção a sustentabilidade 

A crescente atenção aos aspectos relacionados à sustentabilidade é outra tendência da logística que deve ser acompanhada com atenção. Esse fator é cada vez mais importante e demanda práticas sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental e atender às expectativas das pessoas. 

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, ao menos 50% dos consumidores estão atentos ao processo produtivo das empresas para tomar suas decisões de compra. Por isso, é preciso ter cada vez mais atenção a tal fator, inclusive na logística. 

Para tanto, é válido investir na implementação de medidas como a otimização de rotas para reduzir emissões de carbono, a adoção de veículos elétricos ou híbridos, a redução do desperdício de embalagens e a gestão eficiente de resíduos. 

Aproveitamento da logística colaborativa 

Por fim, vale destacar o aproveitamento da logística colaborativa. Essa tendência melhorará a eficiência e reduzirá custos na cadeia de suprimentos, além de poder ser combinada com a tendência anterior, aumentando a sustentabilidade. 

Isso porque ela envolve a cooperação entre diferentes parceiros logísticos, como fornecedores, transportadoras e distribuidores, para otimizar recursos e compartilhar infraestrutura, incluindo a consolidação de cargas, o compartilhamento de armazéns e a colaboração em processos de distribuição. 

A partir dessa atuação integrada, é possível acabar com o desperdício e promover uma abordagem mais flexível e adaptável diante de flutuações na demanda e mudanças nas condições de mercado. 

Como se preparar para essas mudanças? 

Os processos logísticos representam uma parcela significativa dos custos operacionais de uma empresa. Por isso, adotar cuidados para otimizar essas etapas é essencial na manutenção da competitividade da marca e na satisfação de seus consumidores. A preparação da empresa pode ser dividida em algumas etapas, conforme apresentado a seguir. 

Use os dados para tomar decisões 

Utilizar dados para avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos faz com que suas decisões sejam bem informadas e estratégicas. A coleta de dados elimina diversos problemas das empresas, pois mostra os principais gargalos que estão prejudicando o seu desempenho. 

Esses insights podem proporcionar melhorias contínuas que se transformam em menores prazos de entrega, queda de custos e menores índices de devolução da mercadoria. Recursos como monitoramento de entregas via web, por exemplo, trazem diversas informações relevantes e que podem ser usadas no redesenho do fluxo logístico. 

Faça o gerenciamento da cadeia logística 

Fazer o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos da sua empresa é fundamental para a sua empresa implementar e se adaptar às tendências. Nesse sentido, é preciso contar com um bom planejamento e com a integração de sistemas. 

Esses passos vão assegurar uma comunicação eficaz e evitar erros que podem comprometer o desenvolvimento do trabalho. Além disso, é preciso investir em boas tecnologias, como o rastreamento e visibilidade em tempo real para melhorar a tomada de decisões. 

Vale ainda contar com o suporte da TPC, que oferece o gerenciamento integral e conta com profissionais especializados para cuidar do seu produto do início ao fim da cadeia de suprimentos. 

Ao compreender quais são as tendências futuras da logística, já é possível começar a preparar a sua empresa para alcançar bons resultados e garantir eficiência em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Além disso, vale a pena seguir as dicas que apresentamos ao longo deste texto para que sua empresa se prepare para todas as mudanças no tempo adequado. 

Gostou do artigo e quer que os seus amigos também o leiam? Então, compartilhe com eles em suas redes sociais agora mesmo!

Mantenha-se atualizado sobre o universo da logística inscrevendo-se em nossa Newsletter!

Deixe um comentário