A tecnologia está impulsionando o crescimento de todos os setores, inclusive da logística. E o armazém inteligente é um dos principais atores dessa nova fase.
Equipado com tecnologias avançadas, ele entra em cena para otimizar processos logísticos e acompanhar o ritmo da fabricação e da demanda do consumidor. Mas, na prática, como isso beneficia as empresas?
Neste artigo, falaremos bastante sobre essas operações, seu funcionamento, tecnologias e vantagens. Continue conosco e fique por dentro do que há de mais inovador no mercado!
O que é armazém inteligente?
O armazém inteligente (smart warehouse) é uma operação logística que conta com um conjunto de sistemas e soluções automatizadas. Inspirado em fábricas inteligentes, ele opera com base em dados e tecnologias avançadas.
Nesses ambientes, é comum encontrarmos softwares de automação e diversos tipos de hardware para gestão estratégica do estoque e armazenagem, como máquinas, sensores e robôs.
Qual a diferença do armazém inteligente para o tradicional?
Eficiência: essa é a maior diferença entre o armazém inteligente e o convencional. Isso se deve ao fato de que as tecnologias ali implementadas e a experiência dos profissionais garantem fluxos logísticos mais ágeis e precisos.
Quer um exemplo? Nos armazéns inteligentes, softwares melhoram a visibilidade sobre o estoque e sensores rastreiam sua localização e movimentação no ambiente. Assim, a equipe não faz deslocamentos desnecessários e erra menos.
As principais tecnologias presentes em armazéns inteligentes
Como vimos, os armazéns inteligentes dependem de tecnologias robustas e inovadoras para operar. Afinal, uma operação eficiente requer um olhar atento a todos os processos e aproveitamento dos recursos disponíveis.
Abaixo, listamos recursos que fazem a diferença na automação de processos logísticos e ajudam a conquistar os benefícios que apresentamos anteriormente.
IoT (Internet das Coisas)
A IoT é uma tecnologia extremamente importante dentro de um armazém inteligente. Aliás, é possível implementar dispositivos interconectados em várias etapas e de vários tipos, como:
- dispositivos de coleta;
- sensores;
- robôs;
- softwares de monitoramento.
Com dados granulares em tempo real, temos uma visão ampla da operação. Além disso, sistemas de IoT sincronizam todos os dados em uma rede acessível, o que ajuda a planejar processos, melhorar a experiência do cliente e o controle de estoque.
RFID (Radio Frequency Identification)
O RFID é um recurso usado para identificar, rastrear e compartilhar dados de um determinado produto. Para isso, a tecnologia utiliza sinais de rádio — sendo muito mais eficiente do que o código de barras, por exemplo.
Dentro do armazém inteligente, essa tecnologia contribui para o maior controle e visibilidade dos itens.
WMS (Warehouse Management Systems)
O WMS é um sistema de gestão de armazém avançado, capaz de unificar e gerenciar tudo o que o gestor precisa, como:
- estoque atual;
- espaço disponível;
- fluxos de trabalho.
Quando implementado, o software contribui para a visibilidade da operação, acelerando a preparação dos pedidos e otimizando recursos.
Inteligência Artificial
Os armazéns inteligentes mais modernos do mercado já contam com recursos de Inteligência Artificial. A tecnologia ajuda a processar e analisar grandes volumes de dados com rapidez, otimizando processos e otimizando a previsão de demandas.
Ademais, a IA promove redução de custos e de desperdícios, garantindo uma gestão de estoque extremamente precisa.
5 vantagens dos armazéns inteligentes para sua empresa
O armazém inteligente representa a mudança de uma cadeia de suprimento lenta, engessada e reativa para sistemas ágeis, automatizados e inteligentes. Portanto, vieram para transformar a logística em um diferencial competitivo.
Mas isso não é tudo. A seguir, listamos as principais vantagens que sua implementação traz para o cotidiano e resultados das empresas. Confira!
1. Redução de custos operacionais
Armazéns inteligentes são, por essência, mais eficientes. Isso significa que há um controle preciso e estratégico dos processos, eliminando desperdícios e reduzindo custos e perdas.
Além disso, com a implementação de tecnologia e automação, é possível reduzir a intervenção humana ao necessário. Desse modo, temos economia com mão de obra e refações.
2. Operações mais ágeis
Investir no smart warehouse ajuda sua empresa a economizar tempo. Afinal, a visibilidade e rastreabilidade das operações em conjunto com tecnologias avançadas acelera todo o processo.
Isso acontece, por exemplo, quando usamos robôs e equipamentos no processo de picking. Em menos tempo, é possível coletar o produto, fazer a verificação e recolhê-los.
3. Visibilidade em tempo real
Outro grande diferencial dos sistemas de armazém inteligente é fornecer às empresas visibilidade em tempo real. Com isso, é possível otimizar processos e realizar ajustes na operação quase de forma instantânea.
Isso é muito valioso em datas sazonais, em que a logística se torna um ponto crítico para a satisfação dos clientes. Com o apoio de softwares e tecnologias de ponta, é possível acelerar o fluxo sem perder qualidade.
4. Controle eficaz do estoque
A gestão do estoque é uma operação crítica para a maioria das empresas. Isso porque, encontrar o equilíbrio entre o inventário existente e a demanda do mercado evita rupturas e custos extras.
Em um armazém inteligente, os gestores têm visibilidade em tempo real do estoque e conseguem planejar e tomar decisões mais estratégicas.
No varejo online, em que as vendas acontecem com rapidez, o controle de estoque garante informações precisas sobre a quantidade de itens disponíveis. Ou seja, não há o risco de vender e não conseguir entregar.
5. Aumento da satisfação do cliente final
Em um mercado concorrido, tudo faz a diferença. É por isso que a logística deve ser gerenciada com foco em eficiência e qualidade, promovendo boas experiências aos clientes.
Com a armazenagem inteligente, o nível do serviço aumenta. Assim, com entregas mais rápidas, sem erros e visibilidade, o consumidor final vê valor do início ao fim.
Dê mais um passo em direção ao futuro da logística com a TPC!
Conforme demonstrado, o armazém inteligente é a solução para as principais demandas e desafios logísticos atuais. Com ele, sua empresa se mantém competitiva e consegue atingir as expectativas dos consumidores e do mercado.
Organizações de todo o mundo já estão investindo na armazenagem inteligente. A TPC já adaptou toda a sua operação para o futuro e conta com tecnologias avançadas em seus armazéns.
Planilhas, sistemas legados e processos manuais são coisas do passado. Se você quer contar com armazéns inteligente, fale com nossos especialistas hoje mesmo!