O avanço tecnológico exige transformações em diversos setores da economia, inclusive o de consumo. Com isso, as mudanças mercadológicas acontecem de modo vertiginoso, o que afeta não só consumidores, mas também o mercado virtual.
Sendo assim, o e-commerce B2B sente fortemente os impactos da mudança por estar no centro das inovações de varejo online. Por isso, é importante que seu negócio esteja atento às alterações do segmento virtual, para que suas estratégias comerciais acompanhem as necessidades atuais.
Pensando nisso, desenvolvemos este post com o intuito de demonstrar o status do crescimento e da expansão do e-commerce B2B, assim como suas principais tendências para o ano corrente. Quer se manter informado sobre o assunto? Acompanhe!
O CRESCIMENTO E EXPANSÃO DO E-COMMERCE B2B
Desde seu surgimento, a modalidade de e-commerce cresce exponencialmente. A influência do marketplace e o consumidor cada vez mais digitalizado contribuem muito para essa transformação. Nesse cenário, as negociações digitais já são comuns para as grandes empresas. Agora, as pequenas e micro empresas também participam dessas transações, o que favorece o aumento da expansão do e-commerce B2B.
Um levantamento feito pela empresa BigCommerce em uma amostragem de 500 empresas demostrou que 80% delas já trabalham com pedidos e pagamentos online. Isso significa que as empresas varejistas estão mudando seu comportamento frente a inovação ao utilizar canais eletrônicos como mais uma opção de fechamento de negócio omnichannel.
Mas por que as empresas estão preferindo esse tipo de transação? A razão para tal crescimento se dá por diversas vantagens, entre elas podemos destacar:
- facilidade: utilizar o e-commerce B2B permite que o cliente verifique vários fatores antes fechar negócio, como disponibilidade de estoque, prazo de entrega, valores etc., de forma mais ágil;
- variedade: nesse caso, por meio do e-commerce B2B fica mais fácil visualizar o mix de produtos do fornecedor e as empresas que disponibilizam o produto de sua necessidade;
- comparação de preços: com essa inovação, a visualização de preços e comparações, os incentivos, juros e descontos são mais transparentes;
- atendimento: o relacionamento das empresas em negociação é facilitado a partir do momento em que se pode ser criado um histórico de compras. Dessa forma, as próximas aquisições podem ocorrer de modo mais eficiente, por exemplo.
5 TENDÊNCIAS PARA O E-COMMERCE B2B
Os usuários da modalidade e-commerce B2B querem vivenciar experiências comerciais diferentes do método tradicional. Por isso, para atender a esse público exigente é necessário oferecer ferramentas diferenciadas.
A seguir seguem algumas tendências para o e-commerce B2B que podem fazer a diferença na hora de conquistar o seu cliente.
1. TRANSPARÊNCIA NAS TRANSAÇÕES
Em uma plataforma que reúne vários fornecedores e produtos variados fica muito mais fácil e rápido encontrar aquilo que precisa, fazer cotações, selecionar parceiros que utilizam logística inteligente no varejo e até mesmo negociar, uma vez que os preços são visíveis a todos usuários. Isso corrobora para a transparência da negociação e, consequentemente, para o poder de mercadejar melhores valores.
2. PLATAFORMAS COMPLETAS
Para que as negociações com o cliente e-commerce B2B sejam efetuadas com sucesso, é necessário dispor de plataformas específicas e flexíveis o suficiente para se adaptarem ao modelo comercial do momento e atender as verdadeiras necessidades do cliente.
Essas plataformas devem dispor de algumas características essenciais, a fim de tornar funcional o processo de compra e venda. Confira!
- suporte dedicado;
- automação de tarefas;
- integração de ferramentas;
- catálogo variado;
- opções de cadastro;
- checkout facilitado;
- atendimento personalizado.
Todas essas características devem estar alinhadas a um planejamento estratégico eficiente às condições comerciais íntegras e afins.
3. CONVENIÊNCIA SELF-SERVICE
O cliente B2B quer flexibilidade para realizar suas compras. Ele se sente mais a vontade em buscar informações sobre o produto que deseja sem a necessidade de acompanhamento de um representante comercial.
Essa é uma das principais características do consumidor empreendedor na era tecnológica. Além disso, ele prefere por si só encontrar soluções para suas questões. Dessa forma, o cliente entende que seu processo de aquisição de mercadorias será mais eficiente.
Sendo assim, essas suas exigências podem ser muito bem atendidas pelos canais de venda que oferecem o modelo sef-service.
Para implementar esse serviço no seu negócio, além de contar com parceiros experientes em logística é necessário investir em algumas ferramentas importantes como:
- marketing digital;
- softwares avançados;
- onboarding intuitivo etc.
4. VENDAS OMNICHANNEL
Oferecer serviços de venda omnichannel é outra tendência do e-commerce B2B. Para o consumidor, essa opção dissolve barreiras entre o mundo online e offline. Essa opção de venda multicanal satisfaz o cliente em suas demandas pré-vendas, pronta entrega, trade marketing, e-commerce e televendas, o que facilita as suas atividades diárias.
O perfil do comprador B2B atesta a necessidade de investir nesse canal, uma vez que a faixa etária de seus usuários varia entre os 18 e 34 anos, o que caracteriza uma forte presença digital. Praticidade e comodidade são as características buscadas por esse público podendo ser suprida pelas vendas omnichannel.
5. ENGAJAMENTO CONTÍNUO
Essa é uma das tendências em destaque para o e-commerce B2B. Para conquistar e fidelizar clientes, é necessário que seus profissionais busquem o engajamento contínuo, já que o avanço tecnológico acontece a todo momento. Explorar a publicidade por meio de marketing de conteúdo e relacionamentos via mídias sociais já é uma renovação exigida pela era digital. A utilização de aplicativos de fidelização também é uma opção para manter contínuo o envolvimento de seus clientes.
O e-commerce B2B ainda crescerá mais, à medida que o avanço tecnológico evoluir. Por isso, é fundamental que sua empresa esteja sempre atualizada sobre o assunto e conheça as fortes tendências. Dessa forma, poderá oferecer experiências novas a seus clientes, deixando-os sempre satisfeitos.
Gostou do nosso post sobre o assunto? Que tal aproveitar a sua visita em nossa página para assinar nossa newsletter? Dessa forma, receberá todas as atualizações do conteúdo direto na sua caixa de entrada!
Uma resposta
Internet, inteligência artificial e mais uma penca de tecnologias cada vez mais tomando parte, realmente está e a revolução 4.0.