conhecimentos técnicos

Conhecimentos técnicos que todo gestor de logística deve ter!

Destacar-se profissionalmente é o desejo de grande parte dos gestores de logística. Com o objetivo de alcançar esse diferencial, a capacitação é um dos pontos mais importantes para a pessoa.

Por meio dela, é possível alcançar melhorias de produtividade, oferecer mais qualidade nas entregas das demandas, além de se desenvolver continuamente para motivar os seus liderados. Nesse sentido, uma dúvida comum entre as gestões está relacionada aos conhecimentos técnicos necessários para alcançar bons resultados.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira quais são eles, conhecer algumas dicas úteis sobre como desenvolvê-los, além de conferir porque é importante integrar os conhecimentos técnicos com os práticos. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os conhecimentos técnicos imprescindíveis para os gestores?

Primeiro, explicaremos de forma mais detalhada quais são os conhecimentos técnicos imprescindíveis para o gestor de logística. Acompanhe!

Comunicação

Desenvolver uma boa comunicação deve ser o primeiro passo para o gestor logístico. Antes de mais nada, devemos destacar que esse conhecimento não se trata apenas de transmitir informação: ele engloba um conjunto de estratégias que contribui para que haja mais interação entre as pessoas.

Ou seja, além de falar com clareza, transmitir conhecimentos aos liderados e saber direcionar os dados e comunicados da organização de forma transparente e objetiva, é preciso também saber ouvir. Dessa forma, ampliam-se as possibilidades de aprimorar o fluxo de informações de baixo para cima, contribuindo para que a equipe possa ter ações mais proativas.

Para chegar a esse patamar, alguns passos podem ser seguidos pela gestão. Entre eles, destacamos:

  • deixar as metas e expectativas claras para toda a equipe;
  • estar aberto para dar e receber feedbacks;
  • verificar continuamente se as pessoas entendem as solicitações feitas e os projetos da equipe;
  • saber escutar sempre e demonstrar interesse, entre outros.

Conhecimentos e negócios globais

A partir do momento que a empresa começa a se destacar no mercado e a alcançar bons resultados, naturalmente as lideranças começam a almejar a expansão de mercado. Além do cenário nacional, também há o desejo de muitas organizações de se tornarem globalizadas. Para que esse objetivo seja alcançado, as lideranças de todo o negócio devem ter conhecimento sobre negócios globais.

Para isso, existe a necessidade de se adaptar em diferentes culturas, conhecer mais de um idioma (e que não se limite apenas ao inglês), bem como compreender os riscos envolvidos no momento em que a empresa der esse “passo a mais”.

Além de tudo isso, é essencial buscar capacitações na cadeia de suprimentos da logística global. A partir desse entendimento, as negociações serão mais precisas, além de o gestor de logística ter mais segurança e poder transmitir mais credibilidade sempre que estiver em um processo como este.

Liderança

Não basta ter muitos conhecimentos sobre o setor logístico e desempenhar um ótimo papel para a empresa se não houver a preocupação em se desenvolver como líder. Inicialmente, é preciso ter empatia pela equipe de trabalho, além de deixar as portas sempre abertas para que todas as pessoas do time deem as suas contribuições, independentemente de qual seja o assunto ou o nível de experiência da pessoa — o que permite uma logística colaborativa.

Também é indicado que a liderança do setor logístico aprenda a descentralizar as funções. Assim, ela vai estimular de forma direta o desenvolvimento de outras lideranças, possibilitando que essas pessoas se recoloquem horizontalmente dentro da própria empresa. Por fim, busque sempre aprimorar a comunicação, bem como ser a pessoa exemplo para as outras equipes também.

Como desenvolver os principais conhecimentos técnicos para se destacar?

Agora que você já conhece alguns dos principais conhecimentos técnicos que pode desenvolver, apresentaremos dicas sobre como isso pode ser feito. Veja!

Busque por uma especialização

Hoje, o mercado tem uma vasta gama de cursos que podem ser feitos para aprimorar os conhecimentos técnicos e teóricos na área — inclusive, de forma completamente remota.

Quem se preocupa com o tema, naturalmente tem a oportunidade de especializar-se em uma área de seu interesse, de conhecer algumas das principais tendências do mercado logístico, de realizar um mapeamento e gestão nos processos logísticos mais eficaz, além de aumentar as oportunidades dentro da própria empresa.

Vamos voltar ao exemplo da internacionalização: quem deseja se destacar no negócio e ter uma promoção a nível global, precisa investir em capacitação para que a empresa confie mais no seu potencial de liderança. Além disso, a busca por conhecimentos também aumenta o networking, contribuindo para que você faça benchs e implemente melhorias na gestão.

Desenvolva outros idiomas

Conforme abordamos, desenvolver outros idiomas é essencial para um gestor logístico. Muitas vezes, as pessoas se sentem acomodadas por já terem um inglês fluente. Porém, o mercado logístico se amplia a todo momento, com novidades que surgem em diferentes países que podem ser replicadas em nossa realidade.

Por essa razão, aquele que tem mais de dois idiomas em seu currículo certamente se destaca, aumentando as possibilidades para o seu próprio time.

Por que é importante integrar conhecimentos técnicos e práticos?

O profissional de logística completo é aquele que consegue integrar os conhecimentos técnicos adquiridos em suas especializações e em sua experiência com a prática da empresa. Dessa forma, além de ter a oportunidade de transmitir informações de qualidade para toda a equipe, ele entenderá quais são as melhores ferramentas para o time, buscará por soluções que se adéquam às metas e diretrizes do negócio, além de auxiliar qualquer pessoa da equipe, independentemente de sua função.

Exemplo: quando a liderança vai realizar o giro de estoque na empresa, essa prática só será eficiente se a gestão logística entender o cálculo, conhecer as previsões que isso gera e aplicar todo esse entendimento no dia a dia da organização, bem como adaptá-la à realidade da empresa.

Neste conteúdo, você pôde conferir alguns conhecimentos técnicos essenciais para um gestor logístico, dicas de como desenvolvê-los, além de conhecer a importância de aliá-los com a prática da organização. Dessa forma, mais do que inspirar toda a sua equipe, a empresa tem a possibilidade de alcançar os resultados preestabelecidos no planejamento, contribuindo para o seu diferencial competitivo.

O que achou do material? Para ficar por dentro de outras dicas e novidades como esta, basta curtir a nossa página no Facebook e acompanhar nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo