logística colaborativa

As vantagens da logística colaborativa para o seu negócio

Para que uma cadeia de distribuição seja realmente eficiente, o cenário perfeito é conseguir equilibrar custos, aproveitar melhor a capacidade dos veículos, cumprir prazos e, claro, proporcionar uma experiência positiva ao cliente.   

Apesar de desafiador, esses fatores podem ser alcançados com algumas alternativas e soluções viáveis. Com o avanço da tecnologia e a aplicação de novas metodologias de entrega, hoje em dia, o conceito de logística colaborativa é uma dessas práticas que têm permitido “reinventar” muitas operações e, consequentemente, atingir a todos esses objetivos citados, de forma mais prática, moderna e inteligente.  

Quer entender melhor o que é e como funciona a logística colaborativa? Então, continue a leitura até o final e não deixe de tomar nota das dicas e conselhos que destacamos ao longo do texto. Vamos lá!  

Afinal, o que é logística colaborativa?  

A ideia de logística colaborativa tem a ver, diretamente, com uma modalidade mais flexível de fretes e transportes dentro das operações, se baseando no aproveitamento mais eficiente dos espaços disponíveis nos veículos de carga, nas possibilidades de fretes de retornos, no uso estratégico de diferentes modais para um mesma entrega e na busca de soluções mais rápidas e práticas para cada entrega.  

Na prática, para que todos esses fatores sejam possíveis, a logística colaborativa requer, necessariamente, a participação de operadores logísticos e de uma cadeia completa de fornecedores, entre eles: transportadoras, armazéns, distribuidores e prestadores de serviços.  

Em outras palavras, a logística colaborativa é a definição exata e prática de uma cadeia integrada, que visa valorizar e usufruir 100% do papel de cada agente envolvido em uma operação, sempre trabalhando em conjunto para um único objetivo.  

Quais as vantagens da logística colaborativa?  

Vale destacar que os benefícios proporcionados pela logística colaborativa são importantes, tanto para embarcadores, como para os demais envolvidos na operação, tendo em vista que a prática pode trazer redução de custos e mais eficiência operacional para todos.  

Por exemplo, imagine que sua empresa receba uma mercadoria de importação. Para isso, seu operador parceiro precisará providenciar um despachante aduaneiro para agilizar o desembaraço, uma transportadora eficiente para coletar o produto, um armazém capacitado para a estocagem, modais eficazes para transferência ou distribuição etc.  

Enfim, sempre haverá uma série de agentes envolvidos dentro de uma operação logística e o conceito de “colaborativa” visa, justamente, gerar resultados positivos a partir da integração eficiente de todos eles.  

A seguir, destacamos algumas vantagens dessa ideia. Confira!  

Inteligência logística  

Aproveitando o gancho da suposta operação que demos no exemplo acima, é evidente que qualquer operador logístico pode realizar tais procedimentos. Mas a questão é: será que estão sendo feitos de forma inteligente, integrada e, de fato, gerando benefícios para a sua empresa?  

Esse é o ponto chave de uma logística colaborativa, o de gerar resultados reais com a participação efetiva de cada agente envolvido e não somente de cada um cumprir aquilo que foi pedido.  

Ou seja, na prática, o despachante precisa trazer agilidade, a transportadora deve proporcionar rapidez e oferecer fretes mais justos, o armazém reduzir custos e garantir a integridade do material, a distribuição ser eficiente e causar experiências ao cliente, e assim vai. A ideia de colaborativa trabalha com logística inteligente e precisa gerar resultados reais!  

Redução de custos  

Integração logística é sinônimo de redução de custos. Quando todos os agentes conseguem cumprir seus papéis, evita-se gargalos, atrasos, falhas ou qualquer impacto negativo dentro da operação. O resultado disso são atividades mais transparentes, comunicação mais eficiente e processos mais eficientes, práticos e menos custosos.  

Agilidade de processos  

Outra vantagem da logística colaborativa é na rapidez e agilidade nos processos, justamente por haver integração constante entre os envolvidos.   

Na prática, quando um operador logístico concentra todas as responsabilidades de transporte, coletas, desembaraços e armazenagem, espera-se que essa cadeia seja muito mais otimizada do que quando cada agente trabalha separado ou sem integração.  

Como aplicar a logística colaborativa na prática?  

Indiscutivelmente, a melhor maneira para a aplicação desse conceito em um negócio é por meio de operadores logísticos. Afinal, esses parceiros visam centralizar toda a cadeia de suprimentos em um único lugar, oferecendo soluções e tecnologias viáveis para que cada agente possa desempenhar seus papéis de forma eficiente.  

Entre alguns exemplos de processos que podem ser otimizados pelos operadores logísticos, vale destacar os seguintes:  

Desembaraços burocráticos  

Logística não se resume apenas a operações de transportes. Por trás dela, há inúmeros regulamentos, normas e documentos necessários, especialmente quando se envolve comércio exterior ou operações mais complexas.  

Para isso, além de dominar o assunto, o operador logístico precisa viabilizar agentes capacitados para agilizar aprovações, facilitar fiscalizações, direcionar a carga e solucionar possíveis problemas no dia a dia.  

Transporte e armazenagem inteligentes  

Outro fator que torna o operador ponto chave dentro de uma logística colaborativa é a distribuição. Isso engloba o tipo de transporte, a armazenagem, as coletas, as devoluções (logística reversa), as transferências e as próprias entregas.  

Sendo assim, o operador logístico tem papel fundamental em viabilizar essas operações de forma eficiente e vantajosa para seu cliente, assim como o de monitorar cada etapa realizada pelas transportadoras, armazéns e prestadores de serviços envolvidos.  

Tecnologia  

uso da tecnologia é fator crucial para uma logística colaborativa e, mais uma vez, o papel do operador se faz fundamental nesse quesito. Afinal, é seu parceiro que precisa garantir ferramentas de monitoramento da carga, plataformas inteligentes e integradas com os fornecedores, sistemas de armazenagem, entre outros exemplos.  

Vale destacar que a tecnologia é um dos principais diferenciais na hora de escolher um operador para o seu negócio e que, sem dúvidas, é ela que vai viabilizar mais integração e eficiência para a sua logística colaborativa.  

Enfim, essas foram algumas dicas e informações úteis sobre o conceito de logística colaborativa, que tem sido uma prática constante entre empresas de todos os ramos. Vale reforçar que sua implementação não requer grandes esforços ou investimentos, tendo em vista que operadores logísticos capacitados e especializados podem perfeitamente cumprir esse papel e garantir resultados ideais para o seu negócio.  

Gostou das dicas? Quer saber como implantar essa ideia na prática em sua empresa? Então, confira toda a solução proposta pela TPC para uma logística integrada e gestão completa de seu supplychain. 

Deixe um comentário