custos com centro de distribuição

Saiba como otimizar os custos com centro de distribuição!

O custo de armazenagem é um dos mais relevantes na cadeia logística. Hoje, para minimizar esse problema, utilizar um centro de distribuição (CD) pode ser uma solução interessante. No entanto, as empresas muitas vezes não sabem como otimizar os custos com o centro de distribuição e acabam gastando mais do que o necessário. 

Essas despesas podem ser divididas em dois grupos: custos fixos e custos variáveis. Os custos fixos, como aluguel, manutenção e seguros, não são afetados pela atividade da empresa. Já os custos variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem de acordo com o grau de atividade, como energia elétrica, água e telefone, volume movimentado e níveis de estoque.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas práticas para otimizar os custos com o centro de distribuição, além de explicar por que tal investimento vale a pena. Continue a leitura!

Reavalie os processos

A primeira coisa que devemos analisar é se existe um processo definido e documentado. Caso contrário, cada colaborador executará a sua atividade da forma que achar mais fácil ou conforme orientações que não necessariamente estarão corretas.

Depois de documentar, é preciso analisar os processos. Ou seja, avaliar se o fluxo operacional é a melhor maneira de executar a atividade. Com essa análise, você provavelmente verá que pode adicionar ou excluir vários passos, além de identificar algumas oportunidades de aumento da produtividade.

Ao fazer isso, conseguirá otimizar o processo, reduzir falhas e perdas e melhorar a comunicação. O que, em conjunto, será uma bela forma de reduzir os custos com o centro de distribuição.

Periodicamente, é importante reavaliar os processos, tanto para garantir que estejam sendo seguidos, como para ajustes e aplicação de novas práticas do mercado.

Reduza o uso de materiais

Você já percebeu que nós não tropeçamos em uma montanha, mas em pequenas pedras? Pois é, assim também acontece com as despesas. Se quiser otimizar os custos com o centro de distribuição, precisará ficar atento ao uso dos materiais (como pallets, filmes e embalagens).

Preste atenção, por exemplo, se os pallets que recebe são iguais aos que entrega. Ou seja, garanta que, ao receber um descartável, entregará um descartável e não um PBR. Verifique se não vieram pallets quebrados — e, em vez de descartá-los, conserte o que for possível e venda a madeira do que não puder ser reaproveitado.

O filme é outro ponto ao qual você deve ficar atento. Em primeiro lugar, evite o desperdício, aplicando corretamente, sem excessos. Algumas empresas disponibilizam treinamento gratuito, então converse sobre o assunto com o seu fornecedor. Além de reduzir o desperdício, poderá vender o filme retirado dos pallets para empresas de reciclagem.

Embora pareçam dicas simples, ao aplicá-las você ficará surpreso com a redução dos custos e geração de receita.

Otimize o uso dos espaços

A maioria dos galpões utilizam o IGP-M como base para o reajuste do aluguel. Só neste ano, por exemplo, o valor acumulado está em 7,63%; nos últimos 12 meses, ficou acima de 8%, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Então, como o custo do aluguel é bastante representativo para a central de distribuição, otimizá-lo é mandatório. Mas como fazer?

1 – Tenha clareza de sua necessidade

Isso quer dizer que você deve ter dados muito claros de sua demanda e oferta. Essa relação determinará o espaço necessário para atender clientes e fornecedores. Dessa forma, você deve analisar fatores como:

  • prazo de entrega e quantidade mínima dos fornecedores;
  • demanda de saída diária dos produtos;
  • giro de estoque em dias;
  • ranking de produtos parados;
  • percentual de ocupação em posições pallets;
  • entre outros.

Ao levantar essas informações, saberá se o seu espaço atual está ou não superdimensionado e se precisa de ajustes para redução da metragem locada.

2 – Ajuste a sua política de estoque

Ao realizar a etapa anterior, talvez você note um descasamento entre os períodos de oferta e demanda. Assim, poderá criar uma política de estoque e trabalhar fortemente com os seus fornecedores e clientes (caso seja possível) para ajustar a periodicidade dos recebimentos e das entregas. Ao fazer isso, conseguirá aumentar o giro de estoque e precisará de menos espaço.

Outra coisa a se analisar é a possibilidade de descentralizar o estoque, utilizando alguns centros de distribuição menores, mas em pontos estratégicos. A princípio, isso pode parecer um aumento de custo, mas, estando mais perto dos fornecedores e clientes, haverá redução de outras despesas relevantes e menor gasto total da operação.

3 – Adeque o layout aos produtos

Esse é um fator muito importante se deseja otimizar os custos com o centro de distribuição, pois você pode estar perdendo muito espaço e produtividade por não ter um layout adequado aos seus produtos, bem como pela sua localização.

O conselho, aqui, é utilizar a estratégia de slotting, que permite agrupar o produto de forma a otimizar o espaço, criar uma sequência lógica de endereçamento e ainda fazer ajustes levando em conta a sazonalidade.

Por que vale a pena ter um centro de distribuição?

Agora que já sabe os principais custos envolvidos em um centro de distribuição e como otimizá-los, confira, a seguir, alguns pontos a favor desse investimento. São eles:

  • controle: o estoque centralizado facilita o controle dos processos;
  • gestão da sazonalidade: como o estoque está centralizado e você conhece bem a relação entre a sua oferta e demanda, é mais fácil fazer parcerias e alinhamentos com fornecedores e clientes, ajustando os pedidos e entregas;
  • agilidade: o ideal é que o centro de distribuição fique em um local estratégico, que possibilitará estar mais perto dos clientes e fornecedores, reduzindo o tempo de entrega;
  • redução de custos: a redução de custos virá com o frete mais barato, maior giro de estoque, redução de desperdício, entre outros.

Neste artigo, você aprendeu sobre os custos envolvidos com o centro de distribuição e como otimizá-los, além de entender por que vale a pena investir nessa estratégia. Mas não se esqueça de que a localização é um dos pontos mais importantes na escolha. Por isso, confira o link e aprenda como escolher a melhor localização para um centro de distribuição.

Deixe um comentário