o que é armazenagem alfandegada

O que é armazenagem alfandegada e como ela funciona na prática?

Se você está inserido no universo do comércio exterior, lida constantemente com a complexidade de cada operação. Por esse motivo, saber o que é armazenagem alfandegada é um dos pontos direcionadores na hora de facilitar o trabalho, melhorar a relação com os clientes e garantir a segurança das mercadorias durante o desembaraço aduaneiro.

Trata-se, em resumo, de um local onde os itens ficam armazenados até que todos os trâmites legais sejam resolvidos conforme as necessidades logísticas de cada empresa. O ideal é que esse atendimento aconteça de forma personalizada e, assim, ajude os gestores a tomarem as melhores decisões.

Quer saber mais? Vamos tirar as dúvidas sobre o assunto a seguir!

Entenda a armazenagem alfandegada

Diante da complexidade das questões que envolvem o comércio exterior, a armazenagem alfandegada é uma solução que otimiza as etapas de maneira eficiente. Na prática, o terminal alfandegado recebe cargas de importação e exportação controladas pela alfândega até que o processo de liberação da Receita Federal esteja concluído.

A empresa, nesse caso, precisa de uma autorização para funcionar no chamado regime alfandegado, concedida pela Secretaria da Receita Federal (SRF). Ela está relacionada à movimentação e ao armazenamento das mercadorias. Com isso, a legislação vigente é cumprida conforme as atividades que serão realizadas.

Para agilizar as operações e encontrar o melhor custo-benefício, existe a possibilidade de contar com serviços com estrutura completa de armazenagem alfandegada. Além de armazenagem, acontecem ainda os procedimentos de cargas e descargas de itens que exigem cuidados especiais e distribuição.

Soluções na prática

O armazém alfandegado oferece uma estrutura logística completa na qual ocorre a nacionalização das mercadorias e todos os outros detalhes dos procedimentos necessários. Assim, fica muito mais simples que elas cheguem ao seu destino da forma que o embarcador estipulou inicialmente em contrato.

A grande vantagem, em uma situação como essa, é que a burocracia envolvida é solucionada de maneira mais rápida. Como não existe uma receita definitiva para todos os casos de desembaraço, os profissionais envolvidos no processo de armazenagem também precisam ter um olhar estratégico do mercado para alinhar os trabalhos.

Planejamento

Quando a empresa está em busca de segurança, como no caso da logística de eletrônicos, fazer bons investimentos, reduzir custos sem perder qualidade e cumprir prazos com excelência, um planejamento bem feito é o divisor de águas. Imagine só que a preparação da logística alfandegada foi feita sem muitos detalhes e que sua mercadoria fica caída em um canal vermelho, depois em um cinza, e leva o triplo de tempo para ir até o destino.

Seria um grande prejuízo, não é mesmo? Agrave a situação e pense que, diante dessa demora, a mercadoria ainda pode sofrer avarias que prejudicam sua integridade. Ou seja, existe a chance de chegar ao local e ser inutilizada. Para evitar esse tipo de transtorno que pode comprometer todo o fluxo de operação em longo prazo, o armazém se mostra essencial por garantir o máximo de segurança e manuseio adequado.

Enquanto aguarda que as questões burocráticas sejam resolvidas, uma equipe devidamente preparada lida com a mercadoria e ainda oferece suporte adequado nas etapas do desembaraço. Esse tipo de planejamento faz com que o gestor logístico consiga ver além dos objetivos do negócio e entenda como se preparar adequadamente para as adversidades que envolvem o comércio exterior.

Economia logística

Dentro do contexto que envolve importação e exportação, existem três coisas fundamentais: preparar-se para lidar com as partes burocráticas, saber lidar com os imprevistos e cuidar da mercadoria ao máximo. Com isso, o terminal alfandegário se torna uma excelente opção quando os itens transportados são de alto valor agregado e o tempo de espera até a regularização ocasiona uma série de gastos altos.

A partir do momento em que o gestor opta por nacionalizar a mercadoria em um terminal alfandegado, os custos relacionados à logística, automaticamente, ficam mais baixos, e toda a estratégia ganha qualidade. Um ponto muito comum é que, normalmente, as pessoas responsáveis por determinar os trâmites de importação e exportação também estão com várias outras obrigações que resultam em comprar e vender no fim das contas.

Dessa maneira, em uma perspectiva mais ampla, tomam sempre pelo princípio de que a carga será liberada em pouco tempo em suas negociações. Caso isso não aconteça, os problemas se transformam em uma bola de neve, e contar com parceiros bem encaminhados para direcionar o processo faz toda a diferença.

Melhores decisões

Qualquer erro no comércio exterior resulta em altos valores para as empresas envolvidas nas negociações. Por esse motivo, tudo deve ser milimetricamente pensado em uma estratégia omnichannel para oferecer um serviço que se antecipe aos imprevistos. Claro que ninguém está livre de cair em um canal vermelho, por exemplo, mas, ao ter um planejamento traçado, essa possibilidade se torna significativamente reduzida.

Com o pátio alfandegado, é possível predefinir todos os custos do processo, garantir a segurança completa da carga e reduzir o tempo conforme uma comunicação facilitada com os órgãos anuentes. Além disso, o trânsito documental é facilitado com o adicional de reduzir interferências de riscos externos, como greves ou fiscalizações.

Atendimento personalizado

São diversos fatores que determinam as necessidades de uma empresa ao buscar o que é armazenagem alfandegada. Por essa razão, o passo inicial deve ser buscar algo personalizado que permita ao gestor identificar as principais falhas logísticas para ter mais controle em relação às suas cargas.

Como os armazéns costumam ficar localizados em pontos estratégicos, quando surgir alguma questão que ocasione atrasos, você consegue comunicar aos clientes exatamente quais foram os problemas e ter estimativas exatas de forma que não comprometa a operação.

Existem alguns setores que exigem ainda mais cuidado na questão logística, e ter um suporte adequado é um verdadeiro investimento. Com custos predefinidos, torna-se mais simples também apostar na padronização de processos para se destacar da concorrência e manter o trabalho conforme as exigências do mercado.

Ficou claro o que é armazenagem alfandegada? Para que tudo aconteça de maneira rápida e eficiente, escolher o melhor parceiro comercial é indispensável. Por esse motivo, conte com uma empresa especialista no assunto e que atua como operador logístico focado em atender a todas as necessidades envolvidas no mercado, por meio de recursos alinhados com tecnologia.

Gostou das informações do artigo? Então entre em contato com a TPC Logística Inteligente e conheça soluções personalizadas em logística.

 

Deixe um comentário