Entenda o que é e como fazer a auditoria logística

A auditoria logística é fundamental para que os gestores tomem as melhores decisões e usem os recursos da empresa com consciência. Diante de dados confiáveis e frequentes, o processo de avaliar as necessidades dos setores se transforma em algo muito mais simples para reduzir custos e aprimorar operações.

Outro ponto que se destaca nesse tipo de avaliação é a capacidade de criar um planejamento conforme a experiência do cliente. Como resultado, cada etapa de trabalho foca no cumprimento de prazos e na padronização de processos para que o negócio se destaque da concorrência.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que é a auditoria logística e como colocá-la em prática. Acompanhe!

Compreenda o papel da auditoria logística

A auditoria logística é a melhor forma de avaliar se as operações são realizadas adequadamente, quais são as principais falhas e o que pode ser corrigido. Na prática, acontece uma espécie de diagnóstico do setor com foco em armazenamento, transporte e entrega dos produtos.

O grande benefício, nesse caso, está em proporcionar ao gestor um panorama detalhado de todos os pontos fortes e fracos internos para que ele tome decisões baseado em dados atualizados. Além disso, o nível de satisfação dos clientes e dos parceiros que atuam com a empresa de modo geral também passa pela audição.

Incluir essa avaliação periodicamente é fundamental para se destacar da concorrência, independentemente do tamanho do negócio. Isso porque a dinâmica da auditoria permite colocar em prática estratégias cada vez mais segmentadas e investir realmente no que funciona em direção aos objetivos.

Principais benefícios

A logística representa um setor determinante para a realização do serviço de maneira eficiente. Afinal de contas, todas as etapas estão conectadas e qualquer falha, por menor que seja, se transforma em uma verdadeira bola de neve que impacta a entrega ao cliente.

O mais indicado é que o gestor tenha a o máximo de dados em mãos para que todos os colaboradores sejam corretamente orientados e a dinâmica operacional consiga manter a qualidade enquanto reduz custos.

Com a auditoria, outro ponto que se destaca é a possibilidade de identificar onde os custos são altos com baixo retorno, para modificar as ações antes que se tornem grandes perdas. O resultado, em uma situação como essa, será o melhor aproveitamento dos recursos e uma dinâmica operacional com o custo-benefício adequado às necessidades da empresa, para que ela se mantenha competitiva.

Padronização de processos

A padronização de processos logísticos se transformou em um dos principais objetivos das empresas para garantir a produtividade, a redução de falhas e colaboradores comprometidos com as atividades. Com as informações levantadas, as falhas operacionais ficam evidentes e construir uma metodologia que funcione passa a ser prioridade.
A partir disso, todas as ações do planejamento acontecem conforme o padrão de qualidade. Sem contar que a quantidade de burocracias envolvidas é reduzida, os colaboradores realizam as tarefas com mais rapidez e as ações repetitivas podem ser otimizadas. O resultado será uma operação mais organizada, com uma melhor experiência ao cliente.

Pontos escondidos

A parte logística que envolve o transporte e a documentação dos produtos pode render uma série de gastos que se acumulam. São as multas por dados incorretos ou até mesmo infrações cometidas por colaboradores.

Por exemplo, quando uma carga considerada de alto risco sai do embarcador sem cumprir as exigências dos órgãos fiscalizadores na nota fiscal, a infração atrasa o processo de entrega e até mesmo gera despesas inesperadas.

Caso esse contratempo não seja devidamente reportado aos gestores, acaba passando despercebido, e os prejuízos são acumulados. Quando se tornam significativos, isso significa que precisam de soluções emergenciais. Ou seja, a complexidade da operação logística envolve muitos detalhes que uma auditoria ajuda a esclarecer e controlar na medida certa.

Coloque a auditoria logística em prática

Agora que você já conhece a importância da auditoria logística, deve estar curioso para saber como tirá-la do papel, não é mesmo? Pois bem! Antes de mais nada, torna-se essencial pontuar que existem dois modelos de auditoria: interna e externa. Enquanto a interna é realizada pelos colaboradores da empresa (desde que estes colaboradores não sejam dos setores auditados) para fazer a análise, a externa envolve a contratação de uma empresa especializada no assunto e completamente isenta.
O primeiro passo para que tudo aconteça conforme o esperado está em fazer um mapeamento completo dos processos, com detalhes de tarefas e fluxos. Aqui, há a divisão em variáveis qualitativas (relacionadas ao que foi planejado) e quantitativas (medidas de forma numérica). Ambas são avaliadas para que o desempenho do negócio possa ser mostrado minuciosamente.
Durante a realização da auditoria, devem ser inseridas situações que determinam os desafios atuais e os que podem acontecer no futuro. Assim, fica mais simples identificar quais são as correções mais indicadas para que o planejamento funcione corretamente, não importa qual seja o cenário do momento previsto.

Tópicos auditados

Entre os principais fatores que devem ser avaliados estão a previsibilidade de atendimento da empresa. Entram no estudo questões decisivas para que o cliente tenha uma imagem positiva da organização, com o prazo de entrega rigoroso e os custos reduzidos. Veja abaixo a lista dos pontos que normalmente são auditados na logística:

  • capacidade de tempo de entrega;
  • nível de satisfação do cliente;
  • taxa de solução dos problemas;
  • rastreamento;
  • acompanhamento de produtos;
  • precisão conforme a entrada do pedido;
  • calculo do tempo e entrada do pedido.

Em um cenário mais amplo, todo o sistema envolvido no serviço e os custos relacionados ao atendimento do cliente devem ser considerados. O indicador de recursos engloba, inclusive, a mão de obra, para chegar ao cálculo exato. Além disso, entra ainda o escalonamento de gastos, que busca o equilíbrio financeiro no atendimento das demandas. Os planos de armazenamento, distribuição e o relacionamento com os fornecedores completam o quadro para que o processo de auditoria aponte o melhor caminho ao planejamento.

Pronto! Agora você já sabe o que é auditoria logística e como aplicá-la em sua empresa. O mais importante para garantir avaliações exatas e na frequência adequada envolve contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto e referência no mercado. Só assim será possível otimizar tarefas e, ao mesmo tempo, reduzir custos conforme as necessidades dos clientes.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato conosco e conheça serviços personalizados de gestão logística para aprimorar o funcionamento de sua empresa.

Deixe um comentário