Digital Twin: O que é e como usar na logística?

A logística moderna depende tanto da tecnologia quanto qualquer outro setor da economia. No caso de processos logísticos, a importância é ainda mais evidente, já que eles integram toda a cadeia de produção, não importa em qual ramo a empresa atue.

O gestor logístico precisa, portanto, manter-se atualizado sobre as ferramentas tecnológicas que podem ser aproveitadas com o objetivo de otimizar os processos e as operações.

Neste artigo, vamos falar sobre digital twin. Se ainda não sabe o que é, leia e entenda esse conceito. Se já conhece, leia e aprofunde seus conhecimentos.

Digital twin: o que é?

Vamos começar nosso post, respondendo a questão digital twin o que é? Digital twin (gêmeo digital) é a réplica virtual de um processo, objeto ou máquina que faz, com precisão, o comportamento do homólogo no mundo físico, ou seja, é criada uma representação virtual do physical twin (gêmeo físico).

A tecnologia combina Internet das Coisas Industrial e Big Data para reproduzir digitalmente o processo ou o objeto para que seja monitorado com o objetivo de analisar como ele se comporta em cenários diferentes.

A solução cria representações animadas de elevada precisão, que permite fazer uma análise da eficiência de um processo produtivo ou logístico, avaliando a viabilidade em uma determinada instalação.

Para isso, os sistemas ciberfísicos são usados. Esses sistemas são recursos que conectam softwares a objetos físicos para o controle e a coleta de todas as informações sobre determinado processo.

Como aplicar o digital twin na logística?

Aos poucos, o digital twin vem se mostrando eficaz nos processos e nas operações, otimizando a produtividade e a segurança das instalações logísticas. 

Confira três exemplos:

1. Software de cálculo para estruturas

Os fornecedores mais importantes usam um programa de cálculo de estruturas para assegurar a estabilidade nos sistemas de armazenamento, o melhor layout de armazém, o cumprimento dos parâmetros existentes no país.

A réplica desenvolvida pelo software se sujeita às condições climáticas adversas (neve, chuva, vento). É um software realmente valioso em zonas que apresentam elevado risco sísmico, já que o uso dele nas etapas de projeto e na implementação de armazém permite a segurança da estrutura, dos sistemas de armazenamento, dos produtos e dos colaboradores.

2. Automatic Warehouse Studio (AWS)

O AWS permite reproduzir armazéns em 3D. O simulador AWS ajuda na comprovação e na validação das máquinas automatizadas antes que o software seja instalado no armazém físico.

O Automatic Warehouse Studio reduz o período da implementação do armazém automático e também se ajusta totalmente ao planejamento dos processos/operações logísticas.

O programa AWS reúne dados em tempo real de todos os softwares de gestão de equipamentos (PLC) que atuam na instalação, o que permite que o gestor fique adiante de qualquer transtorno que venha a aparecer na instalação.

3. Easy Builder e Easy Assistant

O Sistema de Gestão de Armazém Easy VMS conta com suas próprias ferramentas de digital twin, que tornam mais fácil a implementação dele:

Easy Builder: ferramenta que possibilita criar parâmetros para o WMS baseando-se no planejamento logístico da empresa; empresas e parceiros com seu próprio setor de TI podem fazer o desenvolvimento informático do Sistema de Gestão de Armazém, incluindo a redistribuição do workflow;

Easy Assistant: função avançada que cria uma cópia digital do armazém para a simulação das novas configurações para as estratégias de localização ou para o layout da instalação; é uma ferramenta que disponibiliza funcionalidades como a atribuição de novos modos de picking, a alteração da rotatividade da mercadoria ou a mudança da distribuição e do layout do armazém.

Quais são as vantagens do digital twin?

A aplicação de digital twin gera uma série de vantagens logísticas que otimizam a performance de toda a cadeia de suprimentos. Apesar de ser uma tecnologia em desenvolvimento no setor logístico, a DHL lançou um armazém que faz uso do “gêmeo digital” na Ásia. Por meio dos sensores, todos os funcionários e todos os equipamentos recebem monitoramento em tempo real.

O digital twin permite uma visualização geral das condições das máquinas que estão no armazém, como transportadores, transelevadores e quaisquer elementos robotizados. Ele habilita diferentes vantagens à segurança e à operação, incluindo: 

  • ganhos de eficiência com a redução no congestionamento;
  • alocação de carga de trabalho;
  • planejamento dos recursos otimizados;
  • visibilidade completa do tráfego para melhoria da movimentação;
  • monitoramento dos sistemas de temperatura em tempo real;
  • otimização da performance dos colaboradores em suas atividades operacionais (maior produtividade);
  • minimização do potencial risco de colisão;
  • simulação de cenários para tomada de decisão (por exemplo, a possibilidade de analisar o armazém no ambiente digital permite inserir elementos ou alterar estratégias que depois serão usadas no mundo real com a finalidade de otimizar os processos);
  • integração com outras tecnologias avançadas (Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada).

Outra vantagem é a prevenção de erros, pois devido ao digital twin, o gestor de frota pode se antecipar e evitar os problemas antes que eles aconteçam. Dessa maneira, as atividades não são interrompidas, o que causaria um elevado custo financeiro e uma reputação degradante para a empresa. 

Enfim, é uma tecnologia valiosa para fazer uma análise preditiva das atividades.

A tecnologia do “gêmeo digital” favorece ainda o controle do inventário. É possível saber antecipadamente de que forma a cadeia logística vai reagir diante dos picos de demanda para evitar rompimento de estoques.

Naturalmente, quando a empresa realiza um ensaio de operações em ambiente digital, em vez de realizar os testes no armazém físico, os gastos serão menores.

A tecnologia, por meio da IoT, faz com que todos os elementos que estão operando no armazém fiquem permanentemente conectados, produzindo muitos dados (Big Data) que servem para controlar o desenvolvimento da cadeia logística continuamente.

Podemos afirmar que o uso do digital twin nos processos logísticos gradualmente está transformando o modo como as operações da Supply Chain são realizadas. Conforme a pesquisa “Aplicação de Tecnologias de Supply Chain no Brasil”, exibida em 22 de outubro de 2022, apenas 11% das grandes empresas do Brasil usam digital twin. Espera-se, contudo, que essa realidade mude em médio prazo — para o bem de nossa economia.

Depois de respondermos à pergunta digital twin, o que é, convidamos você a nos seguir nas redes sociais.

Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre tudo que acontece no mundo da logística!

Deixe um comentário