flow rack logistica

Entenda o que é flow rack na logística e como funciona

A organização do seu armazém poderá ser fundamental para garantir estratégias logísticas eficientes no dia a dia da sua empresa. Às vezes, uma escolha errada aqui pode prejudicar prazos, gerar problemas no futuro e atrapalhar a experiência do cliente.

Por isso é fundamental escolher métodos de organização que estejam alinhados com a metodologia escolhida para seu armazém. E conhecer mais sobre cada um deles é importante para tomar a melhor decisão.

O flow rack na logística é uma forma interessante de estruturação do seu armazém, que pode garantir maior agilidade nos processos do seu negócio. Quer saber mais? Confira a seguir mais informações sobre o tema.

O que é flow rack na logística?

O flow rack é um dos diversos modelos de armazenagem que podem ser implementados na logística. Mas antes de entender o que ele é de fato, precisamos falar da metodologia em que normalmente é inserido: o sistema First In, First Out, que também pode ser conhecido como Fifo.

Como o nome em inglês sugere, “primeiro a entrar, primeiro a sair”, ele está relacionado com a organização do seu estoque. Nesse caso, os primeiros itens que são colocados no armazém serão os primeiros a sair, e isso deve ser considerado tanto na linha de produção quanto nos processos práticos de armazenagem.

O Fifo, normalmente, é utilizado em locais nos quais há um fluxo de entrada e saída de itens de forma contínua, ou seja, eles não ficam parados por muito tempo no espaço, ou, então, quando temos a comercialização de itens perecíveis. Dessa forma, aqueles que foram produzidos primeiro (e estão mais próximos de vencer) saem antes, evitando prejuízos e perdas no dia a dia.

Para que funcione adequadamente, portanto, a metodologia precisa ter uma estrutura que suporte uma organização mais adequada do espaço, como mostraremos a seguir quando falarmos sobre como ela funciona.

Mas, em essência, o flow rack é um sistema de prateleiras. Elas posicionam-se de forma inclinada e possuem roletes na superfície, para melhor movimentação das cargas. Isso é importante para que, na retirada do primeiro item, a substituição possa ser feita de forma facilitada.

Como funciona esse sistema?

Retomemos o que foi dito acima. Como o primeiro item a entrar é o primeiro a sair, o sistema de flow rack funciona de forma a permitir que, na saída do primeiro item, o segundo tome o seu lugar de forma automatizada. Assim, o flow rack estrutura as cargas em uma estrutura de rolete. Com isso, em um fluxo contínuo na logística, é possível minimizar a necessidade de reposicionamento das cargas, facilitando os processos.

Como você pode perceber, ele funciona bem quando temos itens pequenos ou, então, com risco reduzido de prejuízo em caso de acidente. Obviamente que é preciso posicionar os itens e contar com uma estrutura adequada para não ter contratempos, além de realizar as devidas manutenções para evitar problemas.

Ao mesmo tempo, só podem ser armazenados no espaço aqueles itens que caibam nas prateleiras e que possam ser movidos pelos roletes. Em alguns casos, é possível compensar eventuais problemas com o uso de embalagens adequadas, que permitem o rolamento pelo sistema sem correr risco de prejudicar a carga.

Como é a estrutura do flow rack?

O flow rack é formado por trilhos que conduzem o item do início da prateleira até o final, posicionando-o até a parte frontal, na qual os profissionais de picking deverão buscá-lo. Assim, quando há o reposicionamento de estoque, a pessoa deverá colocar a peça no início dos trilhos, no fundo da prateleira, para que ela se posicione no último lugar da fila.

Com isso, o primeiro item colocado fica na primeira posição, o segundo na subsequente e assim sucessivamente. Dessa forma, quem for buscar os itens para separação deverá pegar a primeira peça na frente da prateleira, optando por aquela que foi a primeira a ser colocada.

Assim, as ações de reposição e retirada são independentes e não atrapalham uma a outra. Os trilhos cumprem esse papel de mobilidade para facilitar os processos de armazenagem e garantir maior fluidez no dia a dia.

Quais as vantagens de utilizar o flow rack na logística?

Como vimos, o flow rack faz parte de uma metodologia de organização dos armazéns em Fifo. Por isso, ele cumpre um papel muito importante na adoção desse modelo. Mas não é só por isso que ele é importante. Confira a seguir as principais vantagens em sua adoção.

Entrada e saída separadas

Como o flow rack está alinhado com uma lógica de First In, First Out, as entradas e saídas de itens no armazém são separadas. Assim, a reposição de estoque pode ser realizada com o picking sem maiores problemas.

Por exemplo, enquanto o profissional está realizando a reposição no início da cadeia, outro profissional pode realizar a coleta e separação no final, sem interferência no trabalho de ambos. O novo item será rolado até o fim. Com isso, há menos confusões e atrasos nos processos do negócio.

Melhor organização

Com o flow rack, há uma maior organização no sistema de prateleiras, trazendo um nível mais elevado nesse quesito. Dessa forma, é possível ter maior facilidade no uso dos estoques, sem perder itens, e gerar maior simplicidade no acesso aos itens no dia a dia.

Maior agilidade

Todos os processos estão em maior alcance para os profissionais de logística. Com isso, é possível encontrar mais facilmente os itens e permitir que todos os responsáveis consigam atuar com mais eficiência e, consequentemente, agilidade. Afinal, basta pegar os primeiros itens presentes nas prateleiras, que já estão organizadas diretamente para isso. Além disso, os materiais estão sempre à vista, facilitando o controle.

Redução de riscos

Além disso, como os profissionais ficam separados, há uma maior segurança e redução de riscos na rotina. Ademais, também há a minimização das chances de prejuízos e perdas por problemas de validade. Como os itens mais antigos estão mais à frente, é possível acompanhar os dados e quantidades mais facilmente, evitando perdas por questões dessa natureza.

A estrutura de flow rack é fundamental para dar suporte à metodologia Fifo, fundamental para algumas indústrias. Por isso, é importante considerar sua adoção, caso faça sentido para seu negócio, bem como contar com uma empresa especializada para analisar a melhor forma de realizar sua adoção.

Gostou deste conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e não perca outras dicas fundamentais para a melhora dos processos logísticos da sua empresa.

Deixe um comentário