hub logístico

O que é e como funciona o hub logístico? Entenda!

O hub logístico é uma tendência no setor de entregas e representa uma técnica moderna e eficiente de trabalho. Na prática, trata-se do ponto de localização estratégica pensado para que seja possível atender múltiplas rotas de distribuição de mercadorias tanto nacionais quanto internacionais.

Tudo isso com o adicional de otimizar a operação logística e solucionar os seus desafios quanto ao cumprimento de prazos e à redução de custos. Existem muitos benefícios envolvidos ao adotar o hub logístico, porém, o principal é a otimização de entregas e a adoção de planejamentos eficientes em relação à disponibilidade e à urgência no recebimento.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que é e como funciona o hub logístico. Acompanhe!

Entenda o que é o hub logístico

Os hubs logísticos são locais determinados pelas empresas de forma estratégica para facilitar a redistribuição de mercadorias. Trata-se de um processo bastante versátil e que traz benefícios para todos o transporte em diferentes tipos de setores, como o rodoviário, o hidroviário e o ferroviário.

Todo o sucesso do hub logístico, principalmente no e-commerce, se deve aos problemas enfrentados por atrasos em entregas, que geram uma série de prejuízos e comprometem a imagem da empresa no mercado. Esse modelo pode ser usado no setor aéreo, rodoviário, ferroviário ou hidroviário.

Além de crescer cada vez mais em atuação no Brasil, empresas internacionais em cenários desafiadores utilizam a proposta do hub logístico na hora de construir novos métodos de organização interna e encontrar as melhores direções para reduzir custos sem perder em qualidade.

Conheça a sua importância

O objetivo desse tipo de técnica é promover a organização eficiente e o melhor planejamento das commodities. Em conjunto com outros métodos, o hub logístico faz muita diferença no aprimoramento da experiência de transporte porque está diretamente associado ao fortalecimento dos pontos positivos nas operações.

Em cenário mais amplo, o termo hub logístico surgiu como a descrição de um centro de distribuição de mercadorias e costuma ser mais frequente em práticas do comércio exterior. Diante disso, vale destacar que galpões, aeroportos, armazéns e Centros de Distribuição (CDs) podem ser considerados como um hub logístico, mas para isso é necessário avaliar o tipo de operação realizada.

Atualmente, esse tipo de hub se expandiu e já alcança outras áreas importantes, como o varejo, por conta da necessidade de evolução e de otimização no mercado logístico. Outro ponto importante é que o próprio conceito de hub logístico passa por mudanças e adaptações, conforme a solução desejada pela empresa. E, por esse motivo, não se limita à entrega de agilidade e rapidez no escoamento de produtos.

Otimizar e descentralizar as entregas

Os hubs logísticos, de modo geral, podem ser encontrados em centros urbanos e, especialmente, em regiões em que a empresa tem uma alta demanda e precisa descomplicar a operação. Assim, ao otimizar e descentralizar as entregas, fica mais simples enxugar a estrutura de armazenamento das mercadorias com a intenção de tomar melhores decisões financeiras e oferecer ao cliente um resultado personalizado.

Além disso, é indispensável ressaltar que os hubs logísticos apresentam diferentes tipos de estruturas e tamanhos, que podem variar conforme as particularidades de cada operação. As empresas conseguem montar esse tipo de espaço ou contratá-lo já com um esquema alinhado previamente.

Existem diversas maneiras de dividir os tipos de hubs logísticos. Entre os principais exemplos de opções disponíveis estão os enormes galpões e guarda volumes inteligentes inseridos em grandes centros urbanos. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um deles.

Centro de distribuição

Tipo de hub logístico bastante usado em diversos setores, sendo considerado o mais tradicional. Na maioria dos casos, esse tipo de centro de distribuição é uma solução para empresas que atuam com um grande estoque e está situado longe dos centros urbanos. No fim das contas, o estoque principal fica localizado no centro de distribuição e faz o fornecimento dos produtos para outros pontos menores.

Transit points

Os pontos de trânsito apresentam características diferentes em relação aos outros modelos de hubs logísticos. O motivo é que esses espaços não fazem armazenagem porque tem como foco a distribuição de mercadorias dentro das necessidades logísticas. Com base em uma estratégia de economia e eficiência, as etapas logísticas são reduzidas.

Lockers

Os lockers, ou armários, como são chamados em português, são muito comuns em negócios de pequeno e médio porte. São, na prática, mini hubs para atender uma dinâmica logística bem alinhada. Ficam localizados em pontos com alto fluxo e, mesmo sem um grande estoque, conseguem escoar entregas e pedidos com eficiência.

Cross docking

O objetivo do cross docking é facilitar os processos do supply chain. A ideia é proporcionar uma dinâmica mais rápida, que reduz as etapas da cadeia de suprimentos. A empresa faz o fornecimento dos pedidos para o centro de distribuição, que recebe os itens e os distribui imediatamente à lista de destinos.

Aprenda a escolher os melhores locais

O ideal é que o hub logístico tenha uma localização estratégica, de acordo com a maior dificuldade dentro de sua operação logística. Essa decisão conta muitos pontos para que as entregas sejam feitas de maneira muito mais rápida, com economia de combustível, redução de tempo e soluções que atuam na prevenção da perda de produtos.

A localização deve ser privilegiada, levando em consideração a sua base de clientes, para que desde as tarefas básicas, como o rastreamento de objetos, até os processos mais desafiadores sejam realizados com excelência. Uma boa sugestão, nesse caso, é contar com uma empresa referência no mercado para gerenciar esse espaço com o auxílio da tecnologia.

Com a ajuda de um time interno focado em inovação, torna-se mais simples atuar em conjunto para implementar as melhores ferramentas, que ajustem os gargalos internos das operações e auxiliem a empresa no momento de aproveitar as oportunidades de crescimento no mercado.

Agora ficou claro o que é um hub logístico e os seus principais benefícios. Com um mercado cada vez mais concorrido e clientes exigentes, implementar soluções baseadas em praticidade e otimização é um diferencial e tanto. O grande segredo está em tirar o máximo possível das relações comerciais para aumentar as demandas e buscar soluções personalizadas que se transformam em investimentos.

Gostou das informações do artigo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades sobre logística.

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Nossa, é realmente vivendo e aprendendo!

Deixe um comentário