gestão de estoque e commerce

Como fazer gestão de estoque e-commerce? Confira!

A gestão de estoque no e-commerce garante que a dinâmica de funcionamento da empresa virtual seja vantajosa em termos de lucratividade. Assegura que o cliente final seja bem atendido e que a empresa possa escalar suas operações sem grandes problemas.

Ou seja, é viável garantir o crescimento saudável e consistente, de acordo com as metas e com o planejamento do negócio.

O controle de estoque está diretamente associado com a geração de lucro pelas vendas e também com a reputação da loja virtual. 

Se quiser se destacar em meio a concorrência crescente, com redução de custos e agilidade, aprenda mais com o resto deste conteúdo.

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque no e-commerce é o controle de produtos que serão enviados ao cliente. Esse controle se dá de diferentes formas, a depender do tipo de loja virtual, da relação com os fornecedores e do tipo de produto.

Quando falamos em grandes organizações, geralmente o controle de estoque ocorre a partir dos seus próprios mecanismos, com grandes centros associados. Contudo, em lojas menores, é comum associar-se com centros de distribuição parceiros e empresas terceirizadas.

Nesse último caso, pode até não haver estoque no momento da compra. A lógica exige que a empresa virtual sempre venda com a expectativa de recuperar os produtos do fornecedor, de quem é a responsabilidade de distribuição.

A gestão de estoque envolve também a gestão do inventário de produtos armazenados e oferecidos como uma opção disponível para o cliente. É preciso manter uma conformidade entre esses registros.

É importante fazer essa gestão pois o estoque é o intermediário entre a entrada e as saídas de produtos na empresa. Por um lado, é fundamental atender bem aos clientes, garantindo que os produtos certos sejam enviados de acordo com seus pedidos. Por outro, é fundamental fazer a aquisição de itens para atender à demanda previamente.

Falta de estoque ou estoque parado

A gestão deve também cuidar de forma preventiva para que esses dois pontos não estejam desalinhados, de modo a evitar transtornos, como em uma situação de falta de produtos no estoque.

Nesse caso, um produto pode estar registrado como disponível na base da loja, aparecer no site ou no marketplace, mesmo que não haja registro no estoque. Assim, o cliente compra algo que nunca será entregue, o que gera uma situação desconfortável e indesejável.

O que ocorre nessa situação é uma falta de coordenação entre entrada e saída (expedição). O produto vendido saiu, mas não entrou. Houve uma demanda não atendida porque a empresa não controlou a reposição devidamente. 

O contrário também ocorre e é prejudicial: estoque parado. Nesse caso, há aquisição e compra do produto para o estoque, mas ele não sai, porque não há demanda. Assim, o espaço fica ocupado com um item que não gera retorno, impedindo que outros produtos sejam alocados. 

Para lidar com esses cenários, a gestão de estoque deve ter essa capacidade de prever demandas e antecipar oportunidades e riscos. 

Além disso, a gestão deve controlar cada lógica de entrega e distribuição. No caso de um dropshipping, por exemplo, há a terceirização do controle dos itens; já em um cross-docking, o processo envolve um centro de distribuição. Nesse sentido, é preciso reforçar a comunicação em cada modelo. 

Como otimizar os processos na gestão de estoque do seu e-commerce?

Registro dos itens

Uma das mais eficientes dicas nesse quesito é o registro devido dos itens no estoque. É preciso fazer o cadastro de itens que chegam e a devida atualização dos itens que saem para ter uma visão completa de quais estão no estoque e em qual quantidade. 

Esse registro pode ser feito até mesmo em planilhas ou, caso você queira mais segurança e precisão, um software que oferece automação.

Assim, você pode até tomar melhores decisões, ao levantar insights sobre quais itens saem mais em dado momento do ano e quais não estão saindo tão facilmente.

Automação

Aliás, a automação também é fundamental. É importante contar com um estoque automatizado, que sincroniza informações da estocagem com base em dados de vendas. Isso evita trabalho manual e conferência manual, de modo a liberar as pessoas para outras funções e combater erros nesse âmbito.

Conhecimento sobre a demanda

É crucial também que você conheça sua demanda e saiba bem o comportamento de compra do consumidor. Assim, poderá levantar as informações mais importantes para entender como organizar o estoque para agradar ao cliente.

Saber em quais momentos do ano há mais procura pelos produtos, se existe sazonalidade, bem como outros fatores. Isso tudo ajuda na previsibilidade da demanda, de forma a controlar melhor as engrenagens do controle de estoque.

Indicadores de desempenho

Também vale citar o uso de indicadores de desempenho. Eles permitem monitorar as operações para qualificá-las com base em certas metas. Assim, você entende em qual estado se encontra a empresa, se suas operações estão satisfatórias e como pode melhorar.

Busca por melhores parcerias

Por fim, precisamos mencionar a busca por melhores parcerias. No setor logístico, as relações com outras empresas determinam o sucesso das ações e da cadeia. 

Por isso, para manter um estoque eficiente e garantir o máximo de lucratividade, busque melhores fornecedores e parceiros de armazenamento, distribuição e transporte. Especialmente, pense nos parceiros de estoque, para garantir a centralização de informações, a previsibilidade e uma melhor tomada de decisões. 

Qual é a importância de contar com centros de distribuição e armazenagem?

Um centro de distribuição organizado registra corretamente todos os produtos que entram e saem, tem um controle efetivo do layout e endereçamento e permite levantar dados úteis sobre o estoque.

Com um bom CD, você garante que não haverá falta de estoque para o seu cliente, pois o sistema estará sincronizado com a base disponível para acesso dos clientes. Da mesma forma, é possível saber quais produtos estão parados para oferecer em promoções.

Ou seja, o armazenamento inteligente gera transparência e informações acessíveis para melhorar as decisões. Assim, facilita a busca por melhor aproveitamento de estoque, com redução de custos e menos perdas. 

Aliás, um bom CD também representa menos erros que incorrem em perdas, avarias e furtos. Assim, não existe o cenário negativo em que o cliente compra algo e não recebe por negligência e problemas no meio do caminho. 

Então, a empresa melhora sua reputação no mercado e se destaca entre as outras, com menor lead time e maior organização. 

A gestão de estoque em e-commerce requer um cuidado especial, pois impacta diretamente a relação com o cliente. Para evitar custos com produtos parados e evitar a situação de falta de estoque para um produto vendido, busque otimizar seu controle com nossas dicas.

Se você gostou do que leu, aproveite para compartilhar com todos nas redes sociais e disseminar conteúdos de qualidade. 

Deixe um comentário