logística na saúde

Excelência em logística na saúde: conheça a TPC

Alcançar a excelência em logística na saúde é possível graças a um trabalho direcionado e bem-estruturado. Nesse sentido, contar com um bom parceiro de negócios faz toda a diferença nos resultados alcançados, especialmente em momentos mais difíceis, como este da pandemia devido ao novo coronavírus.

Neste artigo, com ajuda de Roseli Barreto, farmacêutica e gerente de segmento na TPC, mostramos os pontos que são primordiais para operações eficientes e as vantagens de se investir em logística. Confira!

Logística no setor de saúde

“Quando se fala em prestação de serviço na área de saúde, logo vêm à mente expressões como urgência, precisão, eficiência, qualidade e segurança” — começa explicando a gerente de segmento.

“No caso da logística na saúde, não é diferente. Todos os processos são desenhados para atender os clientes com precisão e agilidade. Na TPC, os fluxos são padronizados pela Gestão de Qualidade e acompanhados por técnicos especialistas”, finaliza.

Então, desde a estrutura física do centro de distribuição (CD) — passando pelos equipamentos — até as condições dos veículos de transporte, tudo é pautado pela legislação sanitária vigente.

Além disso, há as boas práticas operacionais, que diferenciam esse tipo de negócio da logística de demais produtos. Nesse caso, estamos falando do cumprimento de diversos requisitos mínimos para a operação, como:

  • obtenção de autorizações e licenças de órgãos fiscalizadores e reguladores;
  • profissionais responsáveis técnicos;
  • existência de áreas segregadas de acesso restrito para determinados produtos;
  • ambientes e veículos climatizados e refrigerados;
  • controle de pragas e vetores;
  • sistemas validados;
  • equipamentos qualificados;
  • rastreabilidade de lotes e validades.

Esses são apenas alguns dos exemplos da especificidade da logística na saúde e como ela precisa ser bem planejada.

Benefícios de se investir em logística

Roseli detalha que: “nessa área, fazer o produto chegar no momento exato e na quantidade precisa faz toda diferença na prestação do serviço. A TPC é especializada no ramo da saúde e trabalha em parceria com as principais Secretarias Municipais de Saúde nas maiores capitais do país (Como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador). A eficiência é a base para políticas de saúde pública nos municípios”.

No momento da pandemia, por exemplo, a qualidade e a agilidade na distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da saúde, além de respiradores e demais insumos, foram cruciais para evitar picos de contaminação da COVID-19, além de auxiliar no suporte de pessoas já infectadas.

A gerente reforça que “operações logísticas bem-estruturadas trazem grandes benefícios para a cadeia de suprimentos de saúde. A redução de perdas por avarias ou vencimento é uma das características mais valiosas”.

Porém, não podemos deixar de lado outros pontos fortes que também têm total importância para uma operação bem-sucedida. Veja quais são eles, a seguir.

Planejamento de distribuição

Ele é feito em conjunto com os clientes. Isso permite uma organização maior por parte das unidades receptoras, além de ajudar a suprir as necessidades de atendimento ou venda (caso a instituição trabalhe no setor privado) para a população.

Um bom planejamento de estoque e previsão de demanda contribui para melhorar o dimensionamento dos envios e, consequentemente, reduzir a quantidade de estoque disponível na ponta — o que também minimiza o risco de perdas e avarias, por exemplo.

Entregas emergenciais

Uma logística bem-planejada inclui as entregas emergenciais. Elas são usadas para atender a quaisquer intercorrências que possam surgir fora do cronograma que foi estipulado inicialmente. Assim, os clientes não têm suas operações prejudicadas.

Centralização de estoque

Os estoques ficam centralizados em um centro de distribuição qualificado. Isso permite uma operação mais organizada e eficiente, já que os materiais e insumos estão concentrados em apenas um lugar.

Controle de qualidade

Todos os produtos e processos passam por um controle de qualidade. Isso vai desde o recebimento (com a avaliação de fornecedor, voltada para garantir o cumprimento dos requisitos estabelecidos na aquisição), até a entrega na outra ponta.

Rastreabilidade

Outra grande vantagem de investir em logística na saúde é a rastreabilidade de lotes e validades de todos os produtos movimentados, do momento em que eles são recebidos até o seu destino final. Essa é uma medida que contribui para diminuir drasticamente o índice de perdas.

Acompanhamento de informações

As informações referentes às operações logísticas em toda a cadeia de suprimentos estão disponíveis online. Então, fica mais fácil monitorar os processos, o que pode ser feito praticamente em tempo real.

Investimento em tecnologia

Uma empresa especializada — como a TPC — investe na utilização das melhores ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, proporcionando mais agilidade e eficiência aos processos.

Estruturas modernas

Também é possível ter a garantia de instalações e estruturas modernas, como a utilização de equipamentos automatizados, além do atendimento às boas práticas de armazenagem, distribuição e transporte, estabelecidas pela ANVISA.

Foco na atividade-fim

Também não podemos deixar de mostrar essa vantagem do investimento em logística na saúde. Dispor de um operador logístico especializado no assunto permite que os clientes foquem em suas atividades-fim, alavancando resultados financeiros e sociais — independentemente de se tratar de indústrias, hospitais ou secretarias de saúde, por exemplo.

Contribuição da TPC para a logística do setor de saúde

Para responder essa pergunta, chamamos o Érico Andrade, farmacêutico especialista em Assuntos Regulatórios da TPC.

De acordo com Érico, “aqui vale um compartilhamento com todas as áreas, um desafio enfrentado por todos os segmentos da logística: malha de distribuição rodoviária em um país de dimensões continentais e temperaturas tropicais, principalmente quando os produtos são do tipo termolábeis (aqueles que exigem uma temperatura máxima de acondicionamento inferior a 8ºC)”.

Ele registra que possuir um sistema de rastreabilidade eficiente e uma rede de distribuição pulverizada em várias regiões do país tem sido crucial para a TPC superar esse tipo de obstáculo e atender os clientes com excelência.

“Além disso, por toda a complexidade que envolve a logística na saúde, manter todos os processos controlados, rastreados e dentro dos padrões da Legislação Sanitária do Brasil é um grande desafio. Por outro lado, também é, sem dúvidas, um grande diferencial para aqueles que conseguem se adequar”, finaliza o especialista.

Entre as boas práticas adotadas pela TPC para a logística na saúde, podemos citar:

  • CDs com estruturas de armazenagem e equipamentos ideais para cada tipo de produto, com áreas climatizadas (até 25°C) e refrigeradas (até 8°C);
  • uso de coletores via radiofrequência para movimentação dos estoques, com registro simultâneo à movimentação física, assegurando uma melhor acurácia dos estoques;
  • utilização de um Sistema de Gestão de Armazém (WMS), validado para integridade de dados;
  • uso de um Sistema de Gestão de Transporte (TMS) com toda rastreabilidade da cadeia de distribuição e tracking das entregas;
  • investimentos em sistemas de integração e interfaces com os sistemas do cliente, disponibilizando plataformas para triagem de pedidos;
  • emissão de relatórios de gestão disponíveis em plataforma online, com informações para compras, reabastecimentos, validades, curva ABC / XYZ, histórico de movimentações, entre outros;
  • Inteligência Artificial com os KPIs do contrato, a LIS.

Liderança em Foco

Roseli destaca que, “no cenário de pandemia no Brasil, contar com uma logística eficiente para a área da saúde nunca foi tão fundamental. Nesse período, a fim de adotar medidas de controle da COVID-19, tivemos que lidar com aquisições emergenciais com volumes acima do comum, distribuição em curto período de tempo e adoção de procedimentos de segurança para evitar a contaminação dos colaboradores”.

Tudo isso, além de visar manter a produtividade, era garantir o equilíbrio emocional das equipes, em meio a um período tão conturbado. É nesse sentido que queremos destacar a atuação da liderança.

“Os líderes se colocaram a serviço das equipes, acompanhando, instruindo e apoiando os colaboradores em todas as etapas, a fim de obter êxito nos resultados esperados. A parceria com os clientes também têm sido fundamental para enfrentar a crise que a pandemia impôs ao mercado”, reforça a gerente.

A logística na saúde por si só já demanda muito planejamento e eficiência nas operações. Períodos difíceis, como o da pandemia, só corroboram com a importância de se obter bons parceiros de negócios, que conseguem alcançar a excelência nas operações.

Gostou de saber mais sobre a logística na saúde? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar seu negócio a obter resultados mais satisfatórios!

Deixe um comentário