Logística Verde

O que é a logística verde e como praticá-la?

Este artigo tem o objetivo de trazer algumas dicas importantes de como praticar a logística verde nas empresas, mostrando os benefícios conseguidos por meio de suas ações.

Também chamada de eco logística, o conceito não é novidade para as marcas que já se preocupam com impactos no meio ambiente provenientes de suas operações, porém está ganhando cada vez mais força nos últimos tempos.

Na verdade, seus princípios já estão pautados nas diversas leis brasileiras com o intuito de guiar as marcas para operações mais sustentáveis.

Essa discussão na logística busca atenção para a redução dos danos causados pelo setor na natureza, pois a logística verde é mais que um conjunto de ideias sustentáveis, mas também algo feito para obedecer à lei estabelecida e auxiliar as empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas no mercado.

Vamos abordar, nesta temática, o essencial que você precisa saber sobre logística verde, com algumas dicas para colocar na prática empresarial. Continue. leitura até o final e aproveite este conhecimento!

O que é logística verde e qual a sua importância?

O termo, também conhecido como logística ambiental, tem origem no inglês green logistics, que equivale a um apanhado de regras de métricas e de atitudes sustentáveis, passando por todos os processos logísticos das empresas.

Tem como principal objetivo o ajuste desses processos operacionais de uma forma que cause menos impacto negativo ao meio ambiente. A ideia central é que cada ponto, como produção, armazenagem, transporte e retorno de resíduos, tenha cada uma das suas etapas bem planejadas e, assim, consiga reduzir cada vez mais os efeitos colaterais que a natureza poderá sofrer.

Atualmente, os consumidores estão muito mais exigentes e preocupados com o futuro das gerações que virão. Ou seja, as pessoas se preocupam muito com as práticas sustentáveis, além de priorizarem as empresas com o seu foco voltado para o cuidado com o meio ambiente, pela prática de ações como o retorno das embalagens sem uso.

Apesar de toda a sua importância para a natureza, a logística verde é um grande diferencial para as empresas, mas também uma obrigação prevista nas leis de responsabilidade ambiental.

Como praticar a logística verde?

Seguiremos agora com algumas boas dicas de como praticar a logística verde de forma que a empresa se torne mais sustentável e ecológica.

Por meio de uma estrutura organizacional para alcançar melhores resultados nos processos logísticos, o negócio saberá balancear seus custos com os objetivos ambientais, sem a perda da qualidade dos produtos fornecidos aos clientes finais.

Busca pelos fornecedores ideais para o aumento da eficiência

A avaliação criteriosa dos fornecedores no momento de efetuar as compras poderá ser uma das principais ações que garantirão menores impactos ao meio ambiente.

A escolha pelo fornecedor ideal torna a empresa mais competitiva, optando pelas ações tomadas no uso do material reciclável para a produção das embalagens ou, até mesmo, na localização do parceiro mais próximos de seus clientes, para a redução do consumo de combustível, gerando maiores lucros e aumento da agilidade e da produtividade nos processos logísticos.

Manutenção preventiva da frota de veículos para movimentações mais eficientes

A manutenção preventiva da frota de veículos utilizada para a movimentação das mercadorias auxiliará a empresa na redução dos gastos e dos desperdícios, implementando assim a logística verde eficiente na gestão da frota.

Por meio de diversas estratégias no gerenciamento dos veículos, os objetivos empresariais conseguem ser alcançados com eficácia, reduzindo os gastos com combustível em rotas longas, pois, além da eficiência energética, também é feito o repasse financeiro de fretes mais baratos para os clientes, que ficarão bem satisfeitos.

Uma administração cuidadosa da frota evita a emissão de gás carbono, poluindo menos o meio ambiente. Ainda assim, é feito um planejamento de rotas com rastreamento ou telemetria dos veículos individualmente.

Atenção ao layout estrutural de armazéns que sigam padrões de gestão sustentável

Nesta estratégia, deve-se atentar para as instalações de estocagem, com a devida eficiência sustentável. Ou seja, com a demanda do setor logístico, as construções dos armazéns contam com padrões renovados, pois utilizam materiais renováveis e ecológicos em galpões mais modernos.

Além disso, é interessante considerar a organização interna das cargas que demandam menos deslocamento nesses armazéns mais bem-estruturados, além da observação no consumo de água e de energia pelas instalações feitas corretamente.

Quais são os benefícios da logística verde para as empresas?

Vimos que as empresas que se preocupam com a forma de como o nosso planeta ficará daqui a alguns anos, para as futuras gerações usufruírem de forma sustentável, estão à frente dos concorrentes, além de serem a preferência dos consumidores.

Os princípios da logística verde estão pautados na consciência do cliente que está ciente de um fluxo logístico operacional mais organizado e eficiente. Além disso, a empresa assume o seu comprometimento com a sustentabilidade do planeta de forma que melhore a sua imagem no mercado atuante e com maior fidelização do cliente.

O intuito da utilização da logística ambiental é a redução de gases poluentes no ar, no solo e na água, assim como ter um maior controle das medidas que serão tomadas. Diante disso, a logística verde traz muitos benefícios, como:

  • redução nos impactos negativos na natureza;
  • papel social bem definido perante o consumidor;
  • menos gastos financeiros com recursos e desperdícios;
  • assertividade no posicionamento da marca no mercado atuante.

Neste artigo, percebemos a importância do conceito de logística verde na vida cotidiana das empresas, de forma que coloquem na prática algumas dicas que auxiliarão na melhora dos seus processos logísticos de uma forma sustentável e que causará uma boa impressão ao consumidor final.

À vista disso, as empresas já têm maior consciência de sua responsabilidade com o meio ambiente, com o objetivo de deixar o planeta “saudável” e, assim, possibilitar que as gerações futuras deem continuidade nas atribuições necessárias ao desenvolvimento humano.

Caso este conteúdo tenha feito sentido para você, curta a nossa página no Facebook e saiba mais do que falamos por lá, com tantos outros conteúdos interessantes sobre temas do setor de logística, como o que você acabou de acompanhar.

Este post tem 2 comentários

  1. Lis

    excelente conteúdo!

  2. Marcio Roberto

    Uma das coisas mais legais de fazer parte da TPC é ter a chance de conhecer o blog e seus artigos grandiosos, muito bom!

Deixe um comentário