roteirização de entregas

A roteirização de entregas como um diferencial para o seu negócio

Reduzir custos e, ao mesmo tempo, atender às necessidades do cliente com eficiência na entrega de produtos é sempre um desafio para a logística. Por isso, adotar estratégias que impactam diretamente nessas questões é fundamental.

Nesse caso, uma das alternativas é implementar a roteirização de entregas. Planejar as rotas de envio de mercadorias, além de trazer economia para a empresa, aumenta a confiabilidade dos consumidores e garante a qualidade dos serviços prestados.

Penando nisso, desenvolvemos este post com o intuito de explicar exatamente o que é a roteirização de entregas e como ela pode impactar nos seus negócios. Ficou curioso para entender melhor sobre o assunto? Então continue conosco até o final desta postagem!

O que é a roteirização de entregas em um processo logístico?

A roteirização de entregas no ramo de suprimentos é um método que consiste no cálculo de distanciamento de envio de mercadorias a clientes situados em determinada região. Essa técnica visa definir as melhores rotas de entregas a serem realizadas pela empresa, de modo que um mesmo entregador atenda diversos consumidores em uma única viagem.

O processo deve avaliar não somente a menor distância percorrida entre a empresa e cada um de seus clientes, como também o caminho mais eficiente. Isso porque, em um mesmo percurso, algumas intempéries podem ser encontradas, prejudicando a eficiência do processo.

Esse procedimento é cada vez mais utilizado na logística, visto que o seu uso é uma ótima ferramenta para a competitividade no mercado. Além de otimizar entregas, ele possibilita um acompanhamento preciso dessa etapa de suprimentos e ainda possibilita a melhoria contínua nos serviços e na modernização das operações de supply chain.

Como funciona?

A roteirização de entregas no processo logístico funciona da seguinte forma: por exemplo, uma empresa recebe pedidos de produtos de diversos clientes. Com o intuito de economizar tempo e dinheiro, ao invés de o entregador sair a cada solicitação, ele se desloca uma única vez para fazer a entrega. Antes da sua partida, um planejamento de rotas deve ser elaborado. Nesse plano, são levantados os melhores caminhos para a efetivação da entrega desde o seu egresso da companhia até o cliente final, e assim sucessivamente.

Para definir o melhor percurso, alguns fatores devem ser levados em consideração:

·    trajeto mais curto;

·    engarrafamentos;

·    distância;

·    pedágios;

·    restrições relacionadas à altura e ao tráfego de caminhões;

·    condições das estradas;

·    riscos e segurança das mercadorias e do motorista.

Esses são alguns aspectos que elevam o grau de complexidade da roteirização de entregas. Além disso tudo, ainda é necessário relacionar questões econômicas, como o consumo de combustível e a mão de obra. Entretanto, mesmo que o processo seja um desafio, é de suma importância que as empresas invistam nesse tipo de estratégia. Tanto para garantir a economicidade dos negócios quanto para resguardar a segurança do processo e atender satisfatoriamente às exigências de prazos de seus compradores.

Quais são os principais impactos que a roteirização de entregas traz para o negócio?

O principal intuito da roteirização de entregas é gerar retorno positivo para empresas e consumidores. Conheça, então, alguns impactos que esse processo pode trazer para o seu negócio!

Melhora na satisfação do cliente

Ao direcionar os melhores trajetos, a roteirização de entregas agiliza o processo de envio de mercadorias. Dessa forma, o cumprimento de prazos acordados com os clientes é cumprido com garantia, deixando os clientes cada vez mais satisfeitos com a sua empresa.

Entregas mais rápidas

A roteirização otimiza todo o processo de entrega de mercadorias. Isso qualifica melhor o seu serviço, já que a demanda da clientela será atendida com eficiência. Sem contar que o risco de avarias é diminuído drasticamente.

Diferenciação de rotas

Planejar rotas oferece caminhos alternativos para a entrega das mercadorias. Essa flexibilização permite que o produto chegue até o cliente mesmo que o trajeto definido em primeira mão esteja com problemas, como obras e acidentes no meio daquele caminho, entre outros.

Redução de erros

Com a roteirização de entregas, é certo que erros sejam reduzidos. Isso porque problemas, como manutenção do veículo no meio do percurso por causa das péssimas condições da estrada, paradas obrigatórias, desvios, dentre outros fatores, são vistos antes mesmo da saída do entregador. Assim, é possível definir a melhor estratégia para que o cliente final receba seus produtos conforme o esperado.

Economia

Redução de custos operacionais e de tempo são as principais economias conquistadas com a implementação da roteirização de entregas. Além de minimizar gastos com o veículo e com o prazo de entrega, é possível alocar os recursos de forma mais efetiva. Um exemplo é a possibilidade de adequar o veículo à capacidade de carga e ao nível de consumo de combustível.

Como se concentrar para fazer uma boa roteirização de entregas?

Visto que a roteirização de entregas é um processo um tanto quanto complexo, principalmente por envolver inúmeras variáveis, é imprescindível contar com ferramentas que tornem possível a eficiência do processo. Desse modo, aderir a plataformas digitais é essencial. Empresas especializadas em logística já têm em seus processos o planejamento de rotas. Elas trabalham com o auxílio de tecnologias mais avançadas, de modo a oferecer a total agilidade no procedimento de envio de cargas.

As ferramentas tecnológicas utilizadas por essas plataformas possibilitam o cálculo minucioso dos melhores roteiros de entrega, auxiliam na melhor alocação da carga de acordo com a frota e garantem a segurança de todo o processo. Uma vez que o foco em atender ao prazo de entrega dos seus clientes desloca-se para esse tipo de organização, é natural que o seu negócio junte esforços para desenvolver melhor a atividade-fim de sua empresa.

Contar com a experiência de quem entende do assunto faz toda a diferença para o alcance do sucesso total nos negócios. Além da roteirização de entregas, é possível, por meio de boas parcerias, aumentar e fidelizar a clientela, além de garantir grandes economias e engajamento forte de sua equipe para que os processos de sua empresa fluam eficientemente.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre roteirização de entregas? Aproveite a sua visita em nossa página e leia também sobre planejamento logístico e melhores práticas.

Deixe um comentário