embalagem na logística

Entenda a importância da embalagem na logística

Quem trabalha com comércio de produtos lida com embalagens todos os dias, não é mesmo? Seja aquela mais imediata, que acondiciona o produto, seja aquela que está envolvida com o processo de transporte como um todo, isso já faz parte do dia a dia das organizações.

Contudo, você pensa no quanto essa escolha precisa ser bem fundamentada? Ou, ainda, a importância que a embalagem tem na logística? Se isso ainda não passou pela sua cabeça, é hora de rever suas estratégias.

Para entender melhor essa relação, preparamos um artigo imperdível sobre o tema. Continue lendo e tire suas dúvidas!

O que considerar na hora de escolher a embalagem?

Um primeiro ponto é identificar os principais pontos que devem ser avaliados na hora de escolher uma embalagem para os produtos da sua loja. Separamos alguns dos que merecem sua atenção. Veja, a seguir!

Material utilizado

Há peculiaridades que precisam ser consideradas ao pensar no material utilizado para a composição da embalagem. Confira as principais questões:

  • plástico: econômico e resistente, contudo, por ser um derivado de petróleo, não é sustentável. Por isso, cada vez mais há orientações para sua redução;
  • papelão: econômico e auxilia a manter a estabilidade dos itens durante o transporte, com a vantagem de ser sustentável e, portanto, causar menos impactos ao meio ambiente a longo prazo;
  • madeira: muito utilizada nos pallets, é uma forma também de proteção durante os processos logísticos, que não chega ao cliente final (mas pode estar presente no transporte para empresas B2B). Possui maior resistência e suporte a choques, mas com um custo mais elevado.

Custo-benefício

Lembre-se, também, de que é importante considerar o custo-benefício no processo de escolha da embalagem. Muitas vezes, pode ocorrer um encarecimento do valor logístico justamente porque os materiais utilizados são mais resistentes, tornando o processo inviável para o cliente. Por isso, não deixe de considerar esse ponto na sua escolha.

Relação entre produto e embalagem

A embalagem precisa acondicionar o produto de forma adequada, sem colocar sua integridade em risco, e oferecer proteção em todas as etapas do processo logístico. Não adianta, por exemplo, utilizar uma embalagem que não proteja uma bebida armazenada em vidro do risco de avarias e que evite vazamentos e, consequentemente, perdas que impactam o varejo.

Qual é a importância da embalagem na logística?

Mas, afinal, por que é tão importante fazer escolhas estratégicas na escolha de embalagem na logística? Vamos trazer as principais razões pelas quais ela cumpre um papel importante para sua empresa. Veja, a seguir!

Experiência diferenciada para o cliente

O primeiro contato que seu cliente terá com a empresa será imediatamente com a embalagem. E como bem sabemos, a primeira impressão é a que fica. Se a sua embalagem for diferenciada e atender (e superar) às expectativas do cliente, isso poderá ser um grande diferencial para que ele continue comprando do seu negócio.

Por exemplo, se você deixa uma mensagem importante para a pessoa na embalagem, representa um cuidado extra para a pessoa. Dependendo do nicho do seu negócio, isso pode ser algo importante para ela, sentindo-se humanizada pela sua empresa.

Da mesma forma, uma experiência ruim pode também ficar marcada. Uma embalagem avariada pode representar, para seu comprador, uma percepção de descuido. Por isso, encontrar embalagens adequadas geram uma melhor impressão imediata.

Imagem da empresa

Sua empresa prioriza a sustentabilidade nos processos? Então utilizar plástico na entrega pode prejudicar a imagem do negócio. Afinal, soa contraditório, não é mesmo? Por isso, pense na embalagem não só como um componente de preservação do produto, mas como um importante instrumento de branding.

Ela pode comunicar muitas coisas: imagem da marca, princípios, cuidados com o cliente, se é uma marca descolada ou mais tradicional, entre outros pontos. As embalagens, portanto, devem ser consideradas como parte da sua estratégia de divulgação.

Proteção dos produtos

Obviamente, as embalagens também têm a função fundamental (e prioritária) de proteger os produtos para que eles cheguem intactos às mãos do seu cliente, preservando suas condições, sem que afete a segurança de todos os envolvidos no processo.

Isso porque, durante o transporte, podem ocorrer impactos que podem colocar em xeque a integridade das mercadorias. Por exemplo, se elas forem transportadas no modal rodoviário, as condições das estradas fazem, muitas vezes, com que os itens choquem-se entre si no processo.

Além disso, as embalagens possuem padronizações justamente para permitir aproveitar melhor os espaços internos dos transportes, para que seja possível levar o maior volume de carga de forma segura.

Exigências legais

Outro ponto a ser considerado são as exigências legais de embalagens para determinados produtos. Por exemplo, para exportação, temos a exigência de marcação de Indústria Brasileira (Made in Brazil) de forma visível e em destaque, além de precisar considerar questões relacionadas ao transporte internacional do país de destino.

Para produtos perigosos (como petroquímicos), por exemplo, é preciso seguir as diretrizes da NBR 11564, que traz as normas que devem ser aplicadas para o transporte de materiais dessa natureza. Por isso, busque saber se o produto comercializado pelo seu negócio está dentro de exigências legais tanto em território nacional quanto internacional (em caso de exportação).

Impactos ambientais

Exceto nos casos em que a legislação exige um tipo específico de material para o transporte, é fundamental também buscar formas de minimizar resíduos e adequar suas atividades para um cenário no qual a sustentabilidade é cada vez mais uma questão fundamental.

Por isso, sempre que possível, minimize o uso de materiais derivados de petróleo ou não biodegradáveis. Substitua-os por materiais que impactam menos o meio ambiente.

Quais tipos de embalagem existem?

Conhecer os tipos de embalagem permite, também, que você escolha as melhores opções para serem utilizadas em sua empresa. Temos três tipos: primária, secundária e terciária. Confira mais, a seguir.

Primária

Aquela visível para todos os consumidores, ou seja, a imediatamente externa ao produto, que serve para a proteção imediata. Normalmente, pode ser utilizada também para oferecer conteúdo visual e informativo. Por exemplo, quando temos a embalagem de um alimento, podemos ter informações nutricionais, nome da marca, ingredientes, entre outros.

Secundária

Também é chamada na indústria de “inner box”, é aquela que auxilia a reunir os mesmos produtos em uma mesma embalagem, para facilitar a chegada ao cliente final. Por exemplo, pode ser uma caixa que armazena diversas embalagens primárias.

Terciária

Também é chamada na indústria de embalagens de “caixa master”, que acondiciona um número maior de itens, facilitando o processo logístico. São utilizadas exclusivamente para esse fim, a exemplo das caixas de papelão e sacolas. Muitas ações de branding, inclusive, podem ser feitas já neste estágio, já que, em alguns casos, é o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa.

A embalagem na logística possui um papel muito importante. Por isso, se você não se atenta ainda para isso, é hora de rever sua estratégia. Esperamos que este artigo tenha sido importante para entender a dimensão dessa questão e evitar problemas futuros.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários, que logo responderemos!

Deixe um comentário