logística de abastecimento

O que é logística de abastecimento e quais seus benefícios?

Neste texto, abordamos o conceito de logística de abastecimento e sua importância para a cadeia de suprimentos. Além disso, apontamos os seus benefícios para o centro de distribuição, que necessita sempre abastecer outras unidades da empresa, mostrando a sua utilidade, quando bem gerenciada.

Vamos juntos saber mais sobre esse conceito e como funciona? Leia o texto até o final de confira!

O que é logística de abastecimento?

A logística que conhecemos aplica-se às empresas para o gerenciamento de suas cadeias de suprimentos, sendo utilizada em diversas atividades operacionais, com um alto grau de exigência na organização e na rápida entrega aos clientes finais.

A logística de abastecimento é uma das principais classificações da logística operacional, que envolve seus processos operacionais distintos, encarregada de garantir a qualidade dos produtos, bons preços, estoque e acesso ao produto que será utilizado. Mas, afinal, o que é esse tipo de logística?

Esta é a primeira fase da cadeia de suprimentos, em que o produto é adquirido e armazenado, agilizando os processos para obter maior rentabilidade. Em outras palavras, a logística de abastecimento tem a responsabilidade de gerir os suprimentos que serão necessários para comercializar e fabricar produtos, sempre com foco na garantia do bom funcionamento das operações seguintes.

A intenção do abastecimento de um estoque é baseada na aquisição de materiais necessários para as atividades operacionais, mantendo o armazenamento deles até que seja iniciado o processo produtivo ou comercial.

As funções que a logística de abastecimento desenvolve na cadeia de suprimentos podem ser descritas em três operações:

  • aquisição de mercadorias;
  • armazenagem;
  • gerenciamento de estoque.

Na primeira operação logística, o processo está relacionado diretamente à compra de insumos ou matéria-prima que a empresa vai necessitar para produzir ou vender, considerando alguns detalhes fundamentais, como: fornecedor, preço, qualidade, prazo e condição de pagamento.

Já a segunda operação se refere ao espaço que será disponibilizado para o acondicionamento dos produtos, os quais serão utilizados na linha de produção, inclusive a guarda daqueles já produzidos e que estão aguardando o envio ao destino-final.

Na última operação, faz-se o controle do estoque por meio de um inventário, para que possam ser gerenciados os produtos com maior periodicidade e, assim, os suprimentos estejam sempre atendendo às demandas.

Qual é a importância da logística de abastecimento?

A logística de abastecimento é uma modalidade logística de grande importância para empresas, lojistas, revendedores e centros de distribuição, pois, sem a execução desta primeira etapa da cadeia, não ocorre a produção fabril.

Ela é responsável pelo gerenciamento das quantidades e pelas provisões de insumos, efetuando o devido controle da previsão da demanda para que os estoques não sejam afetados com faltas ou sobras de produtos.

Assim, ela é a encarregada pela garantia da qualidade, por bons preços e pela boa acessibilidade de produtos no estoque, buscando a otimização dos processos que fortalecerão a cadeia de suprimentos nos quesitos financeiro e operacional.

Dentre todas as vantagens que uma boa logística de abastecimento traz para os processos operacionais, podemos destacar:

Destacamos, ainda, alguns fatores considerados primordiais para fomentar a importância de uma gestão eficiente da logística de abastecimento para o seu negócio:

  • fluxo de abastecimento com mercadorias sempre disponíveis, quando necessário;
  • seleção de fornecedores com produtos de qualidade e pontualidade;
  • tecnologia para auxiliar na digitalização e no controle nos processos operacionais.

Quais são os benefícios trazidos por uma logística de abastecimento eficiente?

A logística de abastecimento poderá trazer várias vantagens aos centros de distribuição na organização da logística operacional interna, para efetivar a devida distribuição dos produtos para as demais unidades das empresas corretamente, sem impactar as vendas.

Por meio de diversas formas de abastecimento, pode-se efetuar o gerenciamento conforme antecedência recebida ou variação da demanda. Os principais tipos de abastecimento utilizados são:

  • just in time – comprando o necessário e sem a necessidade de armazenamento;
  • sincronizado com a produção conforme cronograma prévio para fornecedor;
  • estoque de segurança prevendo imprevistos nas demandas sazonais.

Com um bom planejamento estratégico na logística de abastecimento, o gestor do centro de distribuição tem maior previsibilidade nos prazos de entrega, ajudando, assim, na pontualidade das operações de distribuição. Além de tudo, contribui na redução de custos sem a necessidade de manter estoques inativos, ou ter que, a todo instante, efetuar compras para não haver rupturas de estoque para o atendimento das demandas.

Sem falar que um bom relacionamento entre o setor de compras e os fornecedores melhora o valor do frete acertado e o cumprimento dos prazos de abastecimento, fidelizando o cliente com a experiência de compra, que demonstra comprometimento por uma cadeia de suprimentos sustentável e competitiva.

Os benefícios que a logística de abastecimento traz para as operações logísticas nos centros de distribuição consistem na possibilidade de os produtos transitarem de um ponto ao outro, criando um procedimento bem-sucedido, no qual as empresas de destacam com investimentos em melhorias nas demais áreas.

Com a integração da cadeia de suprimentos, ocorre a redução do lead time, que aumenta o planejamento operacional do estoque, ajudando na falta ou excedente nas aquisições, essencial garantir a organização de distribuição nos centros de distribuição, com impacto positivo na produtividade e na satisfação do cliente. Dessa forma, o gestor de distribuição poderá reduzir custos, alcançando bons resultados que aumentam a eficiência das finanças das empresas.

Diante de tudo que foi exposto neste texto, podemos avaliar que uma boa gestão da logística de abastecimento pode auxiliar com a demanda nas compras em quantidades necessárias e assertivas dos produtos em estoque, assim como melhorar a reputação da marca, que envolve maior confiabilidade do cliente e qualidade dos produtos, sempre mantendo o compromisso com o atendimento nos prazos.

Gostou do tema abordado neste post?
Deixe seu comentário sobre o que fez mais sentido para você nesta leitura, para sabermos mais sobre o que transforma a sua experiência com o nosso conhecimento logístico.

Este post tem 2 comentários

  1. Clecia Souza da Silva

    Diante dessa leitura ,foi exatamente saber como A TPC funciona sistema de operações logística de abastecimento , onde vi o compromisso de fornecer o serviço com eficiência e qualidade , rapidez organização , também pensando na redação de custo e trabalho tornando uma rentabilidade e fidelidade com seus clientes obedecendo todos os processos ,e tecnologia e fundamental para o sucesso dos negócios
    O planejamento dessa empresa é fundamental sua credibilidade no mercado.

  2. Marcio Roberto

    Simplesmente demais, sério, não só ter a chance de saber mais como ainda acompanhar este processo graças à chance de trabalhar em um CD que é o meu caso, extraordinário!

Deixe um comentário