O que é e como fazer gestão de centro de distribuição? Entenda!

Imagine a seguinte cena: uma empresa recebe um grande número de pedidos de clientes, que precisam ser entregues em diferentes regiões do país, em prazos cada vez mais apertados. Como garantir que esses pedidos sejam entregues com qualidade, eficiência e rapidez? A resposta está na gestão de centro de distribuição.

A gestão de centro de distribuição é um campo estratégico da logística que tem como objetivo garantir que os itens cheguem ao seu destino final da forma mais eficiente possível, de modo a suprir as demandas dos consumidores e maximizando os resultados da empresa. 

Para isso, é preciso adotar práticas e estratégias que permitam um controle adequado do estoque, uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos, a adoção de tecnologias e automação, além do investimento na capacitação dos colaboradores.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é a gestão de centro de distribuição e como fazer uma gestão eficiente, além de mostrar como um operador logístico será útil como uma assistência. 

Vamos lá!

O que é gestão de centro de distribuição

A gestão de centro de distribuição é uma série de tarefas que intencionam planejar, controlar e executar as operações de distribuição de produtos, materiais e mercadorias de uma empresa. O centro de distribuição (CD) é o local onde esses itens são armazenados, organizados e preparados para o envio aos clientes ou para as unidades da própria empresa.

Uma gestão adequada de CD é fundamental para captar a lealdade do cliente e atenuar custos operacionais, já que envolve desde a seleção de fornecedores até a entrega do produto final. É um processo complexo que requer a conjunção de diversas áreas, como compras, estoque, logística e transporte.

O foco principal da administração é otimizar o fluxo de materiais e informações, desde o recebimento das mercadorias até a entrega ao cliente final. 

Isso envolve o controle do estoque, a definição de rotas de transporte, a escolha de embalagens adequadas e a implementação de tecnologias que permitam uma maior eficiência no processo. Entre outros fatores, claro. 

Importância da gestão de um centro de distribuição

A gestão de centro de distribuição é de extrema importância para o crescimento e para a sobrevivência saudável de uma companhia, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Isso porque um CD bem gerenciado traz diversos benefícios, tais como:

Redução de custos operacionais 

Uma gestão eficiente de um local de armazenamento de produtos permite uma melhor organização do estoque, evitando desperdícios e reduzindo os custos gerais com estocagem, transporte e mão de obra. Assim, a organização consegue se destacar no mercado, com melhores resultados e, consequentemente, melhores parcerias.

Aumento da produtividade 

Ao otimizar a movimentação de materiais e informações, a gestão de CD é crucial para escalar a produtividade dos colaboradores, melhorar a eficiência das operações e garantir produtos recebidos dentro do prazo.

Melhoria da qualidade do atendimento ao cliente

A partir de uma gestão correta de centro de distribuição, é viável assegurar que os produtos cheguem aos consumidores no prazo e sem avarias, algo que contribui para aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes.

Maior flexibilidade e agilidade 

Com um CD bem gerenciado, a empresa consegue ter maior flexibilidade e agilidade na tomada de decisões, respondendo mais rapidamente às novas demandas do público.

Melhoria da visibilidade e controle 

Uma gestão adequada do centro de distribuição viabiliza uma melhor visibilidade e controle sobre as operações, o que faz com que a empresa identifique possíveis problemas e tome medidas corretivas de forma rápida e eficiente.

Como realizar a gestão de centro de distribuição?

Existem diversas estratégias e práticas que podem ser adotadas para fazer uma coordenação correta de um centro de distribuição. Abaixo, listamos alguns tópicos importantes a serem considerados:

Planejamento e estruturação

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer um planejamento e estruturação adequados do centro de distribuição, com a definição de objetivos claros, processos e fluxos de trabalho. 

Isso inclui a escolha do local adequado para o centro de distribuição, o dimensionamento do espaço, a definição do layout e a aquisição de equipamentos e tecnologias.

Controle do estoque

Um controle eficiente do estoque é fundamental para evitar problemas como falta ou excesso de produtos. É importante ter um sistema de controle de estoque bem estruturado e organizado, com informações atualizadas sobre o volume e a localização dos produtos armazenados.

Gestão da cadeia de suprimentos

Uma gestão adequada da cadeia funciona muito bem para manter a qualidade dos produtos, o cumprimento dos prazos e a diminuição de custos. É preciso ter uma boa comunicação e negociação com os fornecedores, avaliando periodicamente a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

O cuidado com a cadeia como um todo influencia ativamente nos resultados em um CD em específico. 

Tecnologias e automação

A adoção de tecnologias e automação certamente tende a trazer diversos benefícios enormes para a gestão de CD, tais como aumento da produtividade, redução de erros e melhoria da eficiência dos processos. 

Algumas das tecnologias que podem ser utilizadas incluem:

  • sistemas de gerenciamento de estoque;
  • leitores de código de barras;
  • etiquetas inteligentes;
  • WMS;
  • entre outras.

Treinamento e capacitação

Por fim, é importante investir na capacitação dos colaboradores envolvidos na gestão de um centro de distribuição, para que eles estejam capacitados para lidar com as demandas do trabalho e utilizar as tecnologias e processos adotados. 

Além disso, é fundamental incentivar a cultura de melhoria contínua e a busca por soluções criativas e eficientes para os desafios enfrentados na gestão.

Como um operador logístico pode ajudar nesse sentido?

Os Operadores Logísticos (OLs) são grandes aliados na gestão de um centro de distribuição de uma empresa, com serviço de outsourcing que resulta em diversas vantagens. Abaixo, listamos algumas formas como um Operador Logístico pode ajudar nesse sentido:

Experiência e expertise

Os Operadores Logísticos têm expertise e experiência na gestão de CDs, pois contam com profissionais especializados em logística e processos operacionais. Isso significa que eles conseguem trazer soluções criativas e eficientes para os desafios enfrentados na gestão. Como resultado, a organização otimiza processos e reduz custos.

Acesso a tecnologias avançadas

Os OLs geralmente têm acesso a tecnologias avançadas de gestão de centro de distribuição, permitindo uma coordenação mais eficiente e integrada de estoque, transporte e entregas. Isso inclui tecnologias como sistemas de controle de estoque, rastreamento de cargas, entre outras.

Flexibilidade e agilidade

A parceria com OLs é boa para angariar maior flexibilidade e agilidade para a gestão de um centro, de modo que a empresa se adapte rapidamente a mudanças no mercado e nas demandas dos clientes. Isso inclui a possibilidade de mudar o volume e o tipo de serviços prestados de acordo com as necessidades da empresa.

Foco no core business

Ao contratar um OL para gerenciar o centro de distribuição, a companhia pode concentrar suas energias e recursos no seu core business, ou seja, nas atividades que realmente geram valor para seus clientes e para o mercado. Dessa forma, ela é capaz de garantir a qualidade e eficiência de seus serviços, enquanto o OL cuida da gestão do local de estocagem.

Em resumo, a coordenação do centro de distribuição é de suma importância para a eficiência da logística de uma empresa, com o controle adequado do estoque, uma gestão ideal do fluxo de suprimentos, a adoção de tecnologias e automação, além do investimento na capacitação dos colaboradores. 

Um grande aliado nessa tarefa é o Operador Logístico. Agrega expertise, redução de custos, acesso a tecnologias avançadas, flexibilidade e agilidade, além de assegurar que a empresa foque no seu core business. 

Se você gostou do nosso conteúdo de hoje, não deixe de assinar nossa newsletter para ficar antenado nas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo