rack armazenamento

Rack de armazenamento: entenda o que é e como funciona

O sucesso dos processos logísticos está diretamente relacionado com as decisões tomadas no dia a dia. Por exemplo, as escolhas realizadas para compor a organização logística podem trazer uma série de vantagens e deixar o dia a dia mais fluído ou, então, prejudicar os processos de estocagem por problemas e proporcionar maiores desafios.

Por isso é tão importante que você esteja atento para fazer boas escolhas. E isso só é possível quando a escolha do modelo de armazenagem é realizada de forma adequada. Um dos modelos que você pode utilizar em seu galpão é o rack de armazenamento.

Separamos as principais informações sobre o assunto e vamos tirar suas dúvidas a seguir. Boa leitura!

O que são os racks de armazenamento?

Os racks de armazenamento são estruturas metálicas utilizadas na rotina da área logística, de alta resistência, para auxiliar na organização do armazém. Suas funções principais são:

  • movimentar;
  • transportar;
  • verticalizar produtos;
  • unitizar o estoque.

Para o que eles servem?

Os racks de armazenamento são bastante utilizados com o objetivo de verticalização na organização do espaço. Isso porque permitem que os blocos de rack possam ser empilhados, permitindo a criação de fluxos de corredores nos espaços e, assim, auxiliar na fluidez do local.

Além disso, eles também são bastante resistentes, sendo interessantes, também, para guardar produtos e itens de maior volume. Também possuem uma outra função importante: auxiliar no transporte dos itens no processo logístico, conduzindo-os tanto para o armazenamento quanto para o transporte.

Quais são as vantagens dos racks de armazenamento?

Mas, afinal, de que forma os racks de armazenamento podem ser utilizados para trazer mais vantagens para a área logística das organizações? Confira, a seguir, as principais entre elas!

Facilidade de montagem e desmontagem

Um ponto interessante é que os racks de armazenamento podem ser utilizados com maior facilidade para montagem e desmontagem. Assim, são uma boa opção, por exemplo, em situações de exceção.

Vamos supor que sua empresa decida criar um produto sazonal e, portanto, o armazenamento de determinados insumos seja realizado apenas naquele período no qual o item será produzido. É possível utilizar o rack de armazenamento como estrutura temporária e, assim, no futuro, desmontar a estrutura sem maiores problemas.

Além disso, ele não precisa de corredor para ser instalado. Dessa forma, é possível fazer o armazenamento blocado, de forma que as mercadorias sejam estocadas uma sobre a outra. Isso é interessante para muitas indústrias, principalmente para a de alimentos.

Versatilidade no armazenamento

O rack de armazenamento metálico permite que os profissionais de logística organizem o espaço do jeito que preferirem, de forma estratégica. Isso porque é fácil alterar a organização para que, assim, consiga deixar o ambiente do jeito que permita maior agilidade nos processos rotineiros.

Por exemplo, o profissional pode utilizar a organização da estrutura em formato verticalizado ou, então, em corredor. Ou, ainda, caso seja necessário, há a possibilidade de fazer mudanças de acordo com as necessidades, como mudar o layout do ambiente de forma temporária para uma situação específica e, depois, retornar ao padrão anterior.

Flexibilidade no uso

Outro ponto importante é que, também, os racks de armazenamento são utilizados nas mais diferentes áreas, sendo implementados em várias partes do galpão. Assim, podem ser adotados, até mesmo, em câmaras frias e áreas secas, sem risco de prejudicar a estrutura metálica.

Adaptação para ergonomia

Outro ponto importante é, também, que o rack de armazenamento permite adaptar os espaços de forma ergonômica. Uma das principais causas de afastamento no setor logístico é, justamente, provocada por lesões causadas por questões de falta de ergonomia. Com isso, minimiza-se lesões dessa natureza e, ao mesmo tempo, evita-se perdas de profissionais por esse tipo de situação.

Sustentável

Os racks de armazenamento, por serem feitos de materiais duráveis, tendem a gerar menos resíduos e, portanto, poupam o meio ambiente. Além disso, por serem feitos de metais, mesmo no momento em que há algum tipo de defeito no qual se torna necessário fazer a sua troca, o material pode ser reaproveitado em outras áreas industriais, minimizando a geração de dejetos no meio ambiente.

Como escolher os racks de armazenamento?

Diante de tudo que falamos antes, é importante agora entender de que forma é possível escolher os racks de armazenamento. Para isso, trazemos, a seguir, alguns pontos que merecem sua atenção, para que você faça uma escolha adequada.

Entenda os tipos de racks existentes

Começamos sabendo mais sobre os tipos de racks existentes e tirando suas dúvidas sobre o assunto. Vejamos mais sobre os principais deles:

  • racks focados para armazenamento de pallets;
  • racks para armazenamento de itens em seu interior;
  • racks para auxiliar no armazenamento de itens que possuem maior dificuldade para serem empilhados.

Escolha bons fornecedores

É importante, portanto, identificar se você conta com bons fornecedores para utilizar racks de armazenamento em seu estoque. Isso passa tanto pelo uso de materiais confiáveis, de boa durabilidade, quanto por ter assistência adequada para as manutenções preventivas e reparadoras.

Assim, em caso de problemas (que devem ser minimizados com um fornecedor de qualidade), é possível contorná-los rapidamente e evitar maiores prejuízos na gestão logística.

Saiba como conservá-los

Outro ponto importante para a escolha é descobrir, também, como manter os itens conservados. Normalmente, eles são feitos de materiais resistentes, mas, ainda assim, é fundamental evitar prejudicar a composição deles com a higienização e o armazenamento de forma inadequada.

Outro ponto é analisar se há facilidade para troca de peças que possam ser danificadas ao longo do tempo e, assim, realizar manutenções periódicas. Também vale a pena estar atento, nesse caso, para o armazenamento de itens que podem alterar o rack, como produtos químicos e corrosivos. Ou, ainda, quando o próprio ambiente causa problemas, como a câmara fria.

Assim, analise se os materiais utilizados no rack são resistentes e conseguem suportar as condições de armazenamento. Afinal, você não quer ter prejuízos com necessidade de manutenções recorrentes no rack.

O rack de armazenamento é uma possibilidade interessante para você que deseja ter maior flexibilidade na composição do seu armazém, bem como é uma opção para itens que exigem maior resistência para o armazenamento. Esperamos que essas dicas ajudem você a tirar suas dúvidas sobre o assunto e a fazer uma melhor escolha.

Quer acompanhar outros assuntos interessantes? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Deixe um comentário