separação de produtos

Como funciona a separação de produtos e de que forma otimizar?

O objetivo deste artigo é descrever para os gestores de logística como funciona a etapa de separação de produtos e como otimizar os processos envolvidos, explicando como essa etapa funciona e quais são os seus benefícios.

Sempre que se fala em processo logístico, é necessário que se tenha em mente como se pode otimizar as operações. Caso contrário, não temos como controlar a eficiência medida na lógica, que a separação de produtos exige para que a execução da etapa seja racional, evitando imprevistos e prejuízos.

Leia o artigo até o final e fique atento para a garantia de um trabalho otimizado e com qualidade.

O que é a separação de produtos?

O processo de separação de produtos parece algo simples apenas pela tarefa executada do planejamento de separação, mas pode tornar-se uma etapa crítica, podendo causar interrupções na linha de produção ou atrasos nas entregas ao cliente final. Considera-se diversas regras na etapa de separação de produtos, como: FEFO, FIFO, estado da mercadoria, separações específicas, entre outras.

Para que os problemas sejam evitados, é necessário avaliar os tipos de operações, exigências e características antes da definição da melhor estratégia de separação. Pode ser feita manualmente, com o uso de coletores, ou de forma automatizada, na qual pode ser aplicada a separação com alto nível de fracionamento, utilizando estruturas de flow rack para ir até a conferência e depois para a expedição.

Qual é a importância da separação de produtos na logística?

A garantia de que as operações logísticas serão bem executadas pelas equipes que trabalham no estoque fica por conta da organização dos produtos armazenados, os quais são os de maiores giros de saída e os que exigem cuidados específicos no manuseio.

A empresa recebe o pedido de venda com o prazo de entrada, e, com isso, a separação dos produtos deverá ser facilitada pela organização dos deles no estoque, sendo evitado o atraso das demais etapas. Dessa forma, o volume de vendas entregue sem erros e dentro do prazo estimula a reposição do estoque, melhorando o faturamento.

Fomenta a satisfação e a fidelização do cliente, o que estimula ações que potencializam a velocidade do processo interno da empresa e incrementam o aumento das vendas. Todo esse processo parece ser simples, mas necessita do empenho de todos os envolvidos no processo de separação dos produtos, para que a empresa fique com o sentimento de dever cumprido, e o cliente, feliz com a experiência de compra.

Quais são as principais dicas para otimizar esta etapa no armazém?

A separação de produtos é uma estratégia importante para o aumento da eficiência da força de trabalho utilizada no armazém. Considerada como ponto-chave para o sucesso do negócio, esta etapa é a forma de levar a empresa ao crescimento produtivo, de forma organizada e adequada.

A seguir, falaremos sobre algumas dicas que auxiliam na redução de falhas e na velocidade do fluxo operacional.

Eliminação de itens inexistentes

Esse fato ocorre quando o operador de empilhadeira vai procurar pelos itens que não estão no estoque porque não existem, causando até 30% de desperdício de tempo. Uma revisão regular do armazenamento auxilia na organização do centro de distribuição, melhorando o picking que garante a constância do fluxo operacional.

É importante atentar para a fragmentação do estoque, alocando um mesmo SKU em várias posições, evitando-se, assim, falhas na separação. Da mesma forma, é interessante observar o monitoramento dos estoques mínimo e máximo, considerando a sazonalidade e os picos de vendas, mantendo uma boa estratégia de giro e de controle de estoque físico.

Cada item em seu próprio endereço

Na etapa de separação de produtos, cada item deve estar em seu próprio endereço, para agilizar a separação, não ocorrendo o equívoco que dois ou mais itens diferentes estejam no mesmo espaço. Para um centro de distribuição maior, deve-se ter mais atenção operacional. O uso da estratégia correta utilizada durante todo o processo, a correta identificação e guarda dos itens, devidamente etiquetados com suas especificidades, facilitam a identificação em posições sinalizadas.

Inventários periódicos

É um processo importante para a verificação das quantidades e das condições dos itens armazenados que identificam inconformidades, que previnem os erros na separação de produtos. Com o hábito de contagem, descobre-se erros, e o gestor pode tomar as devidas providências previamente para a correção efetiva.

Mapeamento do processo

O caminho que o produto percorre desde a sua chegada na doca até a retirada para a entrada no estoque pode ser curto, mas, na verdade, envolve muitos detalhes relevantes que devem ser considerados para o eficiente fluxo operacional. Todo esse movimento precisa ser analisado para que seja melhorado sempre, satisfazendo 100% do percurso desempenhado como esperado.

Atenção ao recebimento

Em todo o processo operacional, cada etapa deve ter a sua devida atenção para que tudo corra bem e de forma eficiente na rotina da empresa. Por isso, o recebimento de mercadorias não pode ficar para segundo plano, pois a conferência dos itens que chegam deve ser realizada com eficácia a fim de que não gerem problemas no picking, devido à falta de algum item no pedido.

A tecnologia de softwares como o WMS pode auxiliar os gestores nessa tarefa, realizando a contagem pelo coletor de dados, que repassam a informação ao sistema dos produtos recebidos, cruzando com as informações da nota fiscal, que garantem a veracidade do trabalho, reduzindo falhas na separação de produtos.

Quais são os benefícios de uma separação de produtos eficiente?

Depois de tudo que foi falado sobre esta etapa do fluxo operacional na separação de produtos, os gestores logísticos têm motivos importantes para dar maior atenção ao alinhamento do processo e da operação, gerando satisfação ao cliente. Com o processo mapeado de forma estratégica e funcionários capacitados para otimizar a operação, percebe-se as seguintes vantagens principais:

  • economia de tempo;
  • diminuição de erros;
  • aumento da satisfação do cliente.

Todo este contexto abordado neste artigo foi com a intenção de ajudar você na etapa de separação de produtos na sua empresa de logística, para o bom atendimento dos pedidos de vendas, evitando falhas que prejudiquem a reputação do seu negócio empresarial.

Se este artigo fez sentido para você, compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outros profissionais da logística.

Deixe um comentário