custo de armazenagem

Como definir qual o seu custo de armazenagem de produto?

O custo de armazenagem de produto é um dos mais altos em uma operação logística. Você sabe ao certo como calculá-lo? O principal problema, nesse caso, é que nem sempre essas despesas ficam claras dentro das etapas que envolvem o trabalho, e os maiores gastos acabam passando despercebidos.

Em função disso, é muito importante entender minuciosamente tudo o que está envolvido na armazenagem direta e indiretamente. Com esses dados em mãos e o olhar experiente do gestor na administração, será possível colocar tudo na ponta do lápis e fazer reduções de custos estratégicas.

Quer saber mais? Vamos falar neste artigo sobre custo de armazenagem e tudo o que está envolvido. Acompanhe!

Confira a importância de conhecer o custo de armazenagem

O custo de armazenagem precisa ser acompanhado de perto para que as operações logísticas aconteçam de maneira eficiente. Todas as etapas, que vão desde a chegada de insumos até o despacho das mercadorias em embalagens adequadas, envolvem decisões estratégicas que devem ser direcionadas por um amplo conhecimento do lado financeiro.

No entanto, o problema existe porque muitas vezes os custos são amplos e não aparecem de forma específica para que os gestores possam colocá-los na ponta do lápis. Como essas despesas reúnem muitas origens e diferentes fatores, o responsável por avaliá-las precisa ter conhecimento pleno do assunto.

O processo de armazenagem, em algumas situações, pode ir além dos produtos. Algumas empresas precisam estocar, por exemplo, insumos e itens para uso interno. Diante disso, existe também a necessidade de fazer o controle de tudo e organizar espaço e local de armazenagem sem prejudicar o que é estoque de produtos de fato.

Conhecimento interno

A grande questão é que cada item ou produto que precisa de estratégia para ser armazenado dentro da dinâmica da operação gera despesas, e isso precisa ser acompanhado de perto. O primeiro passo para entender o que interfere diretamente é colocar cada detalhe na planilha financeira.

Isso vai desde os principais gastos até os valores que parecem insignificantes em um primeiro momento. Essa medida é importante porque muitas vezes os valores menores passam despercebidos. No entanto, quando a gestão deixa de considerar qualquer movimentação, os hábitos internos da empresa costumam esconder falhas que são responsáveis por grandes prejuízos.

Por exemplo, se o maior gasto no processo de armazenagem é com algo que pode ser automatizado ou substituído na troca de fornecedor sem perder qualidade, você precisa ficar por dentro dos detalhes e enxergar tudo com um olhar estratégico e experiente.

Caso contrário, quando os custos não são calculados, a possibilidade de direcionar mais recursos do que o necessário para o setor é grande, e isso, consequentemente, causa uma deficiência em outras partes da logística.

Entenda quais fatores afetam esse custo

Cada empresa precisa ter o direcionamento do custo de armazenagem bem definido para entender onde o dinheiro é gasto. Em função disso, somente com organização será possível gerenciar esse orçamento para fazer reduções sem perder em qualidade.

São muitas as etapas que entram no que podemos classificar como custo de armazenagem. Veja a seguir uma lista com as mais relevantes dentro da logística, mas que nem sempre são identificadas facilmente.

Transporte

Os custos relacionados aos transportes acontecem no momento em que as mercadorias ou os insumos chegam ao local de armazenagem e no deslocamento até o destino de entrega. Essas movimentações acontecem com bastante frequência nas operações e, por esse motivo, costumam gerar custos altos.

Quando existe frota própria, as preocupações passam a ser com infrações de trânsito, frete, combustível e manutenção. Agora, se o serviço for contratado com uma empresa especialista, precisa apresentar um bom custo-benefício dentro do que é exigido em qualidade pelo cliente.

Tecnologia de gestão

A tecnologia está presente de muitas formas nos custos de armazenagem. Os computadores e os sistemas de gestão de estoque são bons exemplos disso. É necessário pagar os softwares relacionados, fazer a manutenção dos equipamentos e manter as informações atualizadas. Além disso, a otimização do espaço e o uso de ferramentas de automação podem ser um adicional nesse processo.

Estrutura

A estrutura necessária para que a capacidade de armazenamento seja aproveitada ao máximo também é fundamental na hora de colocar as contas em análise. De acordo com o segmento da empresa e o tipo de atividade, esse espaço precisa ser bastante amplo, cheio de normas de segurança e com os cuidados básicos de conservação.

Quando existe o uso do sistema push back, por exemplo, outros fatores de organização e controle precisam ser considerados. Além disso, se for uma estrutura de aluguel, as despesas se somam ao pagamento pelo espaço mensalmente. Em propriedades, é necessário calcular ainda a água, luz, internet, entre outros.

Mão de obra

Os gastos com mão de obra são muito significativos. Na prática, para que o armazenamento funcione bem, é necessário ter uma equipe trabalhando por lá. Os salários, os benefícios e todos os outros custos relacionados podem pesar no orçamento da empresa em situações específicas, e isso pode refletir na logística. Ademais, é necessário considerar também no cálculo:

  • período do cálculo;
  • gastos com despesas de modo geral (valor pode ser encontrado com a reunião de documentos, recibos e contratos);
  • tamanho por metro quadrado do local de armazenamento;
  • produtos que foram vendidos no período e o que sobrou no estoque.

A conta pode ser feita com a divisão do valor total de despesas pela quantidade de todos os itens que ficaram em estoque durante o ano. Depois disso, divida o valor total de despesas pelo tamanho do espaço em que a armazenagem dos produtos acontece. Como resultado, a partir de dados valiosos e seguros em mãos, fica mais simples criar estratégias que façam a diferença no que a empresa realmente precisa para reduzir custos onde os gastos estão em excesso.

Pronto! Agora ficou claro como calcular o custo de armazenagem de produto e o impacto em longo prazo no andamento da logística. O mais importante é conhecer profundamente o andamento da operação para identificar o que pode ser feito de maneira estratégica. Diante disso, o gestor identifica em qual tipo de tecnologia investir e como automatizar as etapas sem desperdícios.

Gostou das informações do artigo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos relacionados ao trabalho com logística.

Deixe um comentário