organização de armazém

Como fazer a organização de armazém logístico? Confira!

Como a logística é uma cadeia complexa de operações, é imprescindível pensar em formas de integrar melhor cada parte e organizar. Nesse sentido, podemos mencionar especificamente a organização de armazém.

Na etapa de armazenamento, várias questões estão em risco: a segurança da mercadoria, a acurácia dos cadastros, o cuidado com os prazos, a satisfação do fornecedor e do cliente e mais. Por isso, para manter uma boa reputação, é preciso organizar melhor cada etapa e saber como melhorar constantemente com base nos indicadores certos.

Neste conteúdo, falaremos sobre a gestão de um armazém, as complexidades envolvidas, a importância da organização e como fazer isso. Acompanhe! 

O que é gestão de armazém logístico

A gestão de armazém é o controle de todas as operações que ocorrem em um local de armazenamento. 

Como você já sabe, um armazém é um estabelecimento que visa a estocar e guardar produtos da melhor maneira para depois enviá-los. É um meio intermediário, entre o fornecedor ou as bases da empresa que vende e o transporte. 

Assim, várias etapas são realizadas no armazém antes que a lógica externa seja executada. Primeiro, é preciso receber as mercadorias e realizar o devido cadastro nas bases do armazém. Nesse momento, é feita a conferência com os dados passados referentes a ordens de pedidos.

Então, a equipe movimenta o produto na instalação rumo ao local de estoque. Essa parte envolve uma lógica de organização de layout, de modo a otimizar o fluxo e garantir algum ordenamento das mercadorias no espaço.

Depois, temos o picking e o packing. O picking é a separação do produto no momento em que ele estiver pronto para sair do armazém e ser transportado. Para isso, é preciso ter controle dos prazos de saída, sem erros. O packing é a embalagem dos produtos para envio seguro. 

Por fim, vem a expedição, que é o envio propriamente dito.

Além dessas fases, a gestão de um armazém envolve também o inventário (que é modificado constantemente), a prevenção de perdas e furtos, o endereçamento logístico, bem como outras questões de suma importância.

A grande complexidade da logística é justamente esta: a cadeia inteira de operações é muito complexa e envolve diversos agentes. Contudo, cada etapa é formada por subetapas que também são densas e complexas. É preciso sempre um olhar atento para a organização.

Qual é a importância da organização de armazém?

Vamos abordar a importância da organização de armazém em uma empresa do setor logístico.

O primeiro ponto é a redução de custos. Um armazém bem gerenciado consegue gerar menos despesas para a empresa, visto que representa menos dores de cabeça e problemas inesperados. Além disso, há maior produtividade e agilidade operacional, com menos esforço interno.

É possível reduzir o consumo de energia e de mão de obra para uma tarefa no armazém, visto que menos tempo é necessário. Isso, por consequência, permite aproveitar melhor o tempo e o pessoal para mais funções e maior produtividade.

Com menores índices de erros, retrabalho e inconsistências, há menos despesas e prejuízos. 

Há menos perda de produtos também. Uma visão completa do inventário permite saber quantos itens estão estocados e onde eles estão de forma simples, o que facilita a gestão de complexos enormes de armazenamento. 

O controle devido do estoque também favorece o cumprimento dos prazos, algo que é sempre muito importante em uma cadeia logística. É possível seguir com os prazos acordados, sem falhas e atrasos, uma vez que os produtos já são alocados de acordo com a lógica de saída e movimentados de forma eficiente para perder menos tempo.

Por outro lado, é possível tomar melhores decisões, com base em indicadores e em medidores de desempenho. Os indicadores permitem saber onde a empresa se encontra, qual a situação atual, como chegar às metas e quais decisões tomar. 

Outra vantagem que precisamos mencionar é a segurança. O controle de estoque do armazém permite evitar deterioração das mercadorias, armazenamento com as condições indevidas e, até mesmo, quebras e manuseio equivocado. 

Cada mercadoria será armazenada de acordo com sua característica, com o devido cuidado com tipo, tamanho, sensibilidade e condições satisfatórias. 

Como fazer a organização de armazém logístico?

Veremos agora algumas dicas de como fazer a organização de um armazém. 

Mapear processos

É importante definir o esquema de processos que ocorrem todos os dias no armazém. Afinal, levantar essas informações fornece transparência e clareza para, inclusive, facilitar possíveis ajustes na rotina. Entenda a sequência de ações para gerar um padrão de qualidade, sem se esquecer do que é importante.

Ter esse controle é como ter uma visão abrangente, por cima dos processos, que contempla todos os pontos importantes e elementos de entrave. 

Caso haja muitas perdas ou atrasos, a gestão pode estruturar um processo novo para melhorar a conferência dos produtos na entrada, por exemplo. 

Usar soluções tecnológicas

Hoje, a tecnologia é uma grande aliada do armazenamento logístico. É possível controlar a movimentação desde o recebimento até a expedição, sempre com informações rápidas e claras. 

A aplicação permite otimizar a lógica de endereçamento, garantir o cuidado com os prazos, melhorar a comunicação interna e assegurar uma boa administração dos indicadores. Tudo isso de forma centralizada e simples para análise a qualquer momento.

Organizar o layout

O layout do armazém é a estrutura que organiza a lógica de estocagem dos produtos de acordo com as limitações e vantagens do espaço. É saber se sua equipe deve guardar os itens vertical ou horizontalmente, em quais seções, por exemplo.

É fundamental dividir os produtos de acordo com alguma informação-chave: por categoria, por tamanho, por prazo de expedição etc.

Um bom layout significa movimentação eficiente no recebimento, com menos entraves com a movimentação de outros itens, e uma expedição rápida e precisa. Assim que precisar do item para o picking e packing, o profissional responsável já sabe onde buscá-lo.

Otimizar o endereçamento logístico

O endereçamento ajuda a organizar os locais específicos para cada mercadoria no momento que sucede o recebimento. Se o layout é a forma de pensar o armazém na sua totalidade, o endereçamento é a estratégia para cada item.

Alguns usam a lógica de FIFO (primeiro a chegar, primeiro a sair) para organizar suas seções. Outros definem por categoria, tipo de produto ou outros fatores. O importante é saber o endereço rapidamente (até com o auxílio da automação com base em regras padronizadas) e ter uma lógica que facilite a expedição.

A organização de armazém logístico é essencial para que as empresas do setor consigam informações claras em tempo real e otimizem seus processos. Assim, é possível solucionar problemas operacionais para agradar aos fornecedores e clientes.

Gostou do assunto? Compartilhe o post em suas redes e ajude mais pessoas a entenderem sobre isso!

Deixe um comentário