porta pallets

Como usar a estrutura porta pallets no sistema de armazenagem?

Superar os desafios logísticos envolve uma série de questões que estão relacionadas, também, com partes operacionais. Por exemplo, a definição de uma estrutura de armazenamento no galpão torna-se uma parte importante nas decisões que os gestores devem tomar no dia a dia.

Escolher as melhores estruturas de acordo com o tipo de mercadoria, dinâmicas do negócio, pessoal, entre outros pontos, permite minimizar erros e trazer lógicas mais focadas naquilo que realmente funciona para o seu negócio.

Neste artigo vamos falar sobre o que é a estrutura porta pallets e de que forma ela pode ser vantajosa para a organização do seu negócio. Boa leitura.

O que é uma estrutura porta pallets?

O porta pallets é uma estrutura simples de armazenamento que permite aos gestores logísticos a utilização de peças resistentes e econômicas, a fim de organizar de forma prática os espaços. Para isso, uma série de fatores precisam ser levados em conta: dinâmica do dia a dia, sistema de operações, natureza das cargas, modelos de armazenamento, entre outros.

Assim, sustenta-se uma série de pallets empilhados um em cima do outro, formando prateleiras, como numa estante. É possível fazer com que cheguem até mesmo a 8 a 10 metros. É utilizado por diversas empresas, desde montadoras de veículos até empresas de alimentos. Assim, o sistema de organização é o de paletização, podendo ser adaptado para diversas demandas nos negócios. Algumas de suas características são:

  • a estrutura de porta pallets é feita de aço, em que são guardados materiais que são paletizados em pallets de madeira, plástico ou aço;
  • uso de gôndolas para melhor organização;
  • permite a adoção do sistema drive-in e do sistema FIFO (First in, First out).

Para que serve a estrutura porta pallets?

Ela funciona como uma estrutura de organização dos estoques por meio do uso de pallets, tendo por objetivo trazer uma melhor organização de mercadorias no ambiente.

A sobreposição dos pallets pode ser vista como uma espécie de estante, com o objetivo de acomodar os produtos de forma vertical, trazendo não só maior segurança e otimização, mas também facilitando os processos de transporte das cargas dentro do armazém. Além disso, é útil ao realizar processos de separação dos itens (picking) para levar para o transporte.

Assim, serve para facilitar a disposição nos galpões, trazer maior agilidade nas organizações e oferecer, inclusive, uma série de vantagens para empresas dos mais diferentes setores, como veremos a seguir.

Quais os benefícios de utilizar uma estrutura porta pallets em um sistema de armazenagem?

Mas, afinal, por qual razão pode ser interessante utilizar uma estrutura de porta pallets no dia a dia? Temos mais de uma razão para isso, e vamos apresentar as principais vantagens a seguir.

Verticalização do armazenamento

Sabemos que, para muitos gestores de PMEs, que não possuem galpões com grandes espaços, a possibilidade de verticalizar a organização dos itens é fundamental para explorar melhor o ambiente. Mas até mesmo grandes negócios precisam, também, explorar melhor o espaço, tendo um maior aproveitamento geral e, assim, proporcionando melhor custo-benefício.

Com a verticalização, todo o espaço interno útil pode ser utilizado, facilitando o processo de estocagem, bem como permitindo uma melhor organização e facilitando o controle do inventário. Contudo, lembre-se de que, para isso, é importante ter um sistema de otimização no setor logístico, que permite, justamente, trazer maior conforto, comodidade e reduzir erros. Ainda, os colaboradores poderão circular com maior facilidade no ambiente.

Redução de custos

A organização do armazém por meio do uso dos pallets permite, inclusive, a redução de custos logísticos. Isso porque, em primeiro lugar, eles são itens baratos e resistentes, que, pela sua estrutura, permitem uma organização verticalizada e facilitada nos ambientes.

Contudo, também temos outras vantagens que os pallets trazem e tornam possível minimizar gastos extras, entre elas:

  • como são resistentes, você consegue reaproveitá-los sem a necessidade de adquirir novos itens;
  • reduzem custos com afastamentos e acidentes de trabalho;
  • permitem o armazenamento dos itens sem avarias no dia a dia;
  • evitam sobrecarga sobre a mercadoria;
  • evitam extravios nos itens, devido à boa organização dos estoques.

Segurança nas operações

Outro ponto que precisamos destacar é sobre a segurança dos ambientes. A partir do sistema de porta pallets, é possível que os profissionais estejam mais seguros no manuseio das cargas. Em primeiro lugar, com essa organização, há a possibilidade de um melhor fluxo de pessoas no espaço interno, como vimos, e uma melhor acomodação das cargas. Consequentemente, há a redução dos acidentes.

Além disso, o manuseio dos pallets é feito por máquinas específicas para esse fim (empilhadeiras), o que permite proteger ainda mais a integridade física dos profissionais que estão atuando dentro dos armazéns. Isso é fundamental, porque acidentes nesses locais podem causar danos severos à integridade física dos presentes.

Picking otimizado

Como há uma organização específica para o sistema de armazenamento, a fim de que as empilhadeiras possam ajudar no processo, é possível otimizar as ações de picking no dia a dia. Isso porque, visto que há uma melhor organização nos espaços, torna-se possível ter maior produtividade e celeridade no dia a dia. Além disso, como o processo é feito por meio de empilhadeiras, o transporte dentro dos armazéns é acelerado.

Com isso, o item é despachado mais rapidamente para o transporte, o que otimiza, também, a experiência do cliente. Afinal, sabemos que atrasos podem deixar os consumidores incomodados e, consequentemente, afastá-los da sua empresa.

O porta pallets auxilia em uma melhor gestão logística e, assim, entre outras vantagens, ajuda a minimizar erros na separação dos itens, além de proteger os profissionais no dia a dia. Por isso, não deixe de pensar nessa possibilidade. Analise se essa lógica está adequada para as peculiaridades da sua empresa e, se ela fizer sentido, implemente a mudança para esse fim em seu negócio.

Dentro desse contexto, é importante também compreender outros modelos de armazenamento. Então, aproveite a visita ao blog e confira o que é o flow rack na logística e como funciona. Temos certeza de que esse conhecimento poderá ser útil para melhorar o dia a dia na organização do estoque.

Deixe um comentário