A Evolução dos Centros de Distribuição: da armazenagem tradicional à logística 4.0

Da gestão dos suprimentos de caça à Inteligência Artificial, a logística evoluiu muito ao longo da história humana. Foram transformações significativas visando atender a novas necessidades e demandas. 

Essas evoluções foram impactadas pelos avanços da tecnologia e dos métodos empregados na indústria. A inovação também favoreceu as mudanças e otimizações logísticas até alcançarmos o grande potencial que hoje esse setor tem. 

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a evolução dos centros de distribuição, as últimas tendências em logística, as principais tecnologias empregadas atualmente e muito mais. Continue lendo! 

Como aconteceu a evolução da logística? 

Quantos produtos entram, quando saem, a quantidade para cada cliente, prazos de validade, quantias em estoque. Essas e outras informações eram gerenciadas de forma manual nos centros de distribuição tradicionais. 

O processo de armazenagem era muito mais complicado quando dependia da interação direta do ser humano. Também em um momento em que papel e caneta eram as ferramentas principais de trabalho. 

Mas essa realidade mudou de forma significativa. Hoje, os centros de distribuição contam com tecnologias automatizadas e sistemas integrados que descentralizam as tarefas das pessoas. O processo é muito mais ágil e preciso, uma vez que as movimentações são registradas automaticamente. 

É possível gerar relatórios e conferir o estoque com alguns poucos cliques. Receber notificações, enviar e compartilhar documentos e muitas outras ações contam com as facilidades dos recursos tecnológicos. Essa é a logística 4.0. 

Com ela, a cadeia de suprimentos adquiriu um novo perfil e a tarefas operacionais foram reduzidas. As tecnologias minimizam a incidência de erros e promovem economia de recursos e dinheiro. 

Essa evolução contribui para a maior produtividade e qualidade das empresas. Elas se tornam mais competitivas, e a redução dos custos de produção levou a lucros maiores e soluções mais acessíveis para o consumidor. 

Quais são as últimas tendências em logística? 

A grande tendência da logística atual é a automação. Como você viu, a implementação de sistemas evita a necessidade de intervenções humanas diretas. O programa registra entradas e baixas, além de gerar documentos, inventários, entre outros mais necessários para gerenciar a logística com eficiência. 

A robótica e a Inteligência Artificial também já estão integradas aos centros de distribuição. Essas tecnologias mudaram o modo como eles operam trazendo mais velocidade de processamento. Ainda, a IoT tem uma participação muito importante na logística, pois conecta diferentes equipamentos e dispositivos por meio de ferramentas e sistemas.

Mais algumas tendências são o rastreamento de radiofrequência, entregas feitas por drones, e cloud computing. Além de Business Intelligence e Data Analytics, que permitem decisões mais estratégicas no centro logístico para aumentar cada vez mais sua produtividade e eficiência. 

Como a inovação tecnológica está impactando as operações logísticas? 

A inovação tecnológica promoveu transformações radicais nos métodos adotados nos centros de distribuição. A logística passou por uma mudança completa, foi possível enxugar etapas e otimizar rotinas para descomplicar os processos. 

Com a agilidade de processamento que máquinas e softwares alcançam, eliminamos a operacionalidade da logística e o dia a dia dos profissionais se tornou mais estratégico, sem a necessidade de se preocupar com detalhes e ações repetitivas. 

Como resultado, reduzimos custos, pois há um melhor aproveitamento de tempo e de recursos. Sem falar que os profissionais podem tomar decisões com maior precisão. Trabalhando com dados e IA, temos previsibilidade para as tomadas de decisões futuras. 

A logística tem um custo significativo para as organizações. Logo, a implementação de tecnologias é fundamental para aumentar a eficiência e reduzir esses custos. Assim, a empresa consegue fazer mais com menos recursos e menos prejuízos causados por erros. Isso ainda melhora sua imagem no mercado, por oferecer uma experiência positiva para os consumidores. 

Não podemos esquecer, é claro, que operações estratégicas e inteligentes também alcançam uma sustentabilidade maior. A digitalização, por exemplo, reduz o uso de papel, mas não é só isso. Conseguimos praticar a logística verde e ainda implementar ações de ESG, que tornam o setor logístico mais sustentável. 

Quais são as principais tecnologias na logística atual? 

Nos tópicos anteriores citamos algumas tecnologias utilizadas atualmente na logística. Mas como elas se aplicam na prática? Confira a seguir os principais recursos tecnológicos e como eles são utilizados nos centros de distribuição. 

Internet das Coisas (IoT) 

O uso da IoT integra equipamentos, maquinários e sistemas utilizados na armazenagem. É possível aplicar essa tecnologia para: 

  • gerenciar o estoque automaticamente; 
  • rastrear itens em tempo real; 
  • detectar avarias; 
  • agendar manutenções de forma automática; 
  • utilizar sensores para prevenir acidentes; 
  • otimizar rotas; 
  • economizar energia;
  • entre outros. 

Inteligência Artificial (IA) 

A Inteligência Artificial pode ser utilizada, por exemplo, para: 

  • monitorar o centro de distribuição como um todo; 
  • acompanhar o status de esteiras, robôs, drones e empilhadeiras; 
  • realizar medições precisas; 
  • gerenciar a frota e o desempenho de veículos e condutores; 
  • definir rotas e planos de entrega; 
  • calcular distâncias e custos; 
  • realizar análises preditivas do ambiente;
  • entre outros. 

Big Data 

Como os centros de distribuição estão se tornando cada vez mais digitalizados, os dados precisam ser processados com eficiência. Para isso, utilizamos Big Data para tratar, analisar e armazenar corretamente os conjuntos de dados. É feito um processamento seguro e rápido deles, para serem convertidos em informações, métricas e insights. 

Blockchain 

Uma cadeia de suprimentos envolve diversos personagens, e eles precisam ter acesso aos dados e informações dos processos logísticos. A tecnologia blockchain é o que permite alcançar esse objetivo.

Ela cria um banco de dados com informações descentralizadas e partilhadas com vários usuários. Diferentes computadores se atualizam de forma simultânea, evitando a aglomeração dos dados e informações em um único servidor, para facilitar o acesso. 

Automação 

Todas as tecnologias citadas convergem para a automação. Isso porque as ações automatizadas dependem de dados, integração entre sistemas e equipamentos e de programas inteligentes calibrados para realizar ações e tarefas conforme a necessidade da supply chain. Processos automatizados acontecem independentemente da intervenção humana, e isso favorece a produtividade. 

Como essas tecnologias promovem a transformação da logística? 

As tecnologias fazem com que processos e operações se tornem muito mais inteligentes. A logística deixa de ser estritamente operacional para se tornar uma parte estratégica e ligada à competitividade das organizações. 

Também acaba tendo impacto direto na saúde financeira do negócio, uma vez que operações logísticas bem ajustadas minimizam perdas. Assim, a logística se torna um grande diferencial com o uso das tecnologias. 

Como implementar as novas tecnologias nas operações da sua empresa? 

Para implementar as novas tecnologias da logística em sua empresa é preciso analisar os processos atuais para que eles possam ser digitalizados. Será necessário identificar pontos de melhoria e otimização para investir em recursos tecnológicos que permitam essa reconfiguração. 

Além deles, é preciso capacitar a equipe ou contratar profissionais para operar essas tecnologias e fazer a manutenção delas. Por isso, é importante contar com o auxílio de empresas especializadas em transformação digital na logística para investir nos recursos que vão atender as demandas do seu negócio. 

Porém, em vez de realizar esse processo de maneira interna é possível fazer parcerias com empresas que se responsabilizam por todo o processo logístico das organizações. Elas utilizam estratégias inteligentes e inovações para entregar soluções que beneficiam toda a cadeia de suprimentos do negócio. 

A tecnologia transformou a logística, trouxe novas possibilidades e aumentou a eficiência dela. Mas com os avanços que vêm surgindo podemos perceber que essas transformações continuarão acontecendo. Portanto, é fundamental contar com empresas parceiras para conseguir acompanhar esses movimentos e se adequar a eles com agilidade e escalabilidade. 

Outra tecnologia que também tem sido muito utilizada na logística é a realidade aumentada. Confira quais são as aplicações deste recurso no setor.

A TCP Logística Inteligente tem as soluções que o seu negócio precisa para alcançar a eficiência logística. Acesse o site para conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho.



Deixe um comentário